O prefeito Junior da Femac entregou hoje (8) a obra da nova e ampla sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, do Jardim Marissol. Ao lado das UBSs Eunice Penharbel (no Sumatra), Emília Cretucho (Parque Bela Vista) e Eayne Mazur (Jardim Interlagos), essa é a quarta unidade de saúde nova construída na gestão Beto Preto e Junior da Femac, no período de 2013 a 2020.
Uma quinta unidade, a UBS Benedito Cláudio “Pinga Fogo” de Oliveira, no Residencial Solo Sagrado, tem inauguração prevista para ainda neste mês. “A obra está pronta, estamos compondo a equipe de profissionais e os móveis estão chegando”, informa Junior da Femac.
Com a impossibilidade de ampliação das antigas instalações devido à falta de espaço, o novo prédio da UBS Orestes Marquito foi edificado em terreno de 1.500 metros quadrados localizado aos fundos da Academia ao Ar Livre (AAL) e conta com 255 metros quadrados de área construída. O investimento é de R$ 497.081,75 com recursos municipais.
Com uma área três vezes maior que a antiga unidade, a nova UBS conta com uma ampla recepção e sala de espera com 69,84 m² (sala verde); banheiros acessíveis; salas de vacina, de procedimentos, de esterilização, de curativo, e de reunião; dois consultórios médicos; um consultório odontológico; farmácia; copa; depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários.
Além do maior espaço e acomodação da nova sede, com a possibilidade de ampliação da agenda de atendimento, o enfermeiro responsável pela UBS Orestes Marquito, Luciano Simplício Sobrinho, destaca a completa equipe de profissionais que nela atua. “Estamos com uma estrutura para garantir uma saúde pública de qualidades aos moradores do Jardim Marissol e região”, afirma Sobrinho.
“Estamos atendendo um pedido da comunidade de Jardim Marissol e dessa grande região que incluiu o Jardim Paraíso, Residencial Parque da Raposa, as Chacrinhas e outros locais ao redor dessa nova unidade. É um espaço de acolhimento e de fazer a saúde pública acontecer. Tenho certeza de quem for atendido aqui vai se sentir acolhido e recebido com carinho pela nossa equipe de saúde que tem vocação e faz a diferença”, assegura o prefeito Junior da Femac.
Lembrando que a acessibilidade, ao lado o conforto e iluminação natural, é um diferencial das obras executadas pela prefeitura, Junior disse que a UBS Orestes Marquito, além de contar rampas de acessibilidade, não tem um degrau sequer. “É uma unidade totalmente plana”, observa o prefeito.
Vivian Mendes, moradora do Jardim Marissol, elogiou a nova sede da UBS do seu bairro. “Fiquei impressionada e admirada. Gostei muito e tenho certeza que todos vão achar o mesmo. Está mudando muito aqui no Marissol. Tem parquinho para as crianças, posto de saúde novo, estão arrumando a ruas. Está tudo em ordem, estou gostando muito do que está sendo feito por nós”, relata Vivian.