Começam nos próximos dias as obras da Escola Municipal Professor Bento Fernandes Dias, localizada no Jardim Malibu. O Prefeito Júnior da Femac assinou a ordem de serviço para a reforma e a ampliação do prédio na tarde desta sexta-feira (13), no gabinete do executivo. O investimento será de R$ 830.229,49.
Segundo a superintendente de engenharia da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Corbacho, o projeto prevê serviços semelhantes àqueles que vêm sendo executados nas demais escolas da rede. “As salas de aula serão revitalizadas, os sanitários passarão por adequações, o forro e o piso serão substituídos, a quadra esportiva e o pátio receberão melhorias, as instalações elétricas serão revisadas, entre outras benfeitorias,” adiantou. A área da reforma compreende 1.249,22 m2.
Já a ampliação de 394,18 m2 refere-se à construção de mais três salas de aula e um sanitário acessível, à instalação de coberturas em policarbonato para garantir mais conforto nos dias de chuva, e à ampliação da cozinha, do depósito de merenda e do refeitório.
Os professores, funcionários e pais de alunos comemoraram a notícia. “A nossa escola foi inaugurada em 1.991 e já está precisando de muitos reparos. As novas salas vão permitir uma melhor redistribuição das classes e, quem sabe, até a abertura de novas turmas da pré-escola,” disse a diretora da instituição, Silmara Dalcoli Alves.
“Para que o aprendizado aconteça, professores e alunos precisam de um espaço apropriado às atividades. É isso que a prefeitura está proporcionando. Como mãe, eu só tenho a agradecer,” acrescentou a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Lucinda Pereira.
A empreiteira Pires Construções venceu a licitação e será a responsável pela obra. O prazo é de dez dias para o início e de oito meses para a conclusão dos serviços.
A secretária de educação, Marli Fernandes, ressaltou os investimentos feitos pela atual administração nos prédios da rede municipal de ensino. “A gestão Beto Preto e Júnior da Femac compreende que todas as crianças têm direito às mesmas condições de aprendizado, independente delas morarem no centro, nos bairros ou na zona rural. Por isso, mais de R$ 44 milhões foram aplicados nos últimos sete anos para a reforma e ampliação de 56 unidades escolares. A maior parte das obras foi concluída, outras estão em andamento e algumas ainda em fase de licitação,” detalhou.
A Escola Professor Bento Fernandes Dias possui 250 alunos matriculados no momento. Eles são provenientes de diversas regiões, como Jardim Malibu, Vila Nova, Loteamento Central, Jardim América, Jardim Monções, Jardim Colonial, Jardim Marissol, Residencial Solo Sagrado e Residencial Sumatra.
“A educação é o principal agente de transformação na vida das pessoas. Se quisermos que a cidade cresça e tenha um futuro promissor, nós precisamos investir no ensino das crianças e jovens. Esse é o compromisso que eu e o Beto Preto assumimos,” afirmou o prefeito Júnior da Femac.
Ele destacou ainda os bons resultados que a educação apucaranense já vem conquistando. “Na última quarta-feira, a qualidade do nosso ensino foi certificada internacionalmente. Das 30 instituições do Paraná que foram escolhidas para integrar o Programa de Escolas Associadas da UNESCO, 12 pertencem à rede municipal de Apucarana,” enalteceu.