O prefeito Junior da Femac empossou hoje (13), os membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2019/2020. São 12 representantes do poder público e 12 da sociedade civil.  “A posse desse conselho acontece num momento de uma grande conquista, em que iremos lançar o primeiro edital de projetos culturais da Promatur. A participação dos conselheiros neste processo, come sugestões e tomadas de decisões, é de suma importância”, disse a secretária da Promatur, Maria Agar.
O prefeito Junior da Femac destacou o trabalho voluntário desempenhado pelos conselheiros. “O trabalho de vocês está acoplado a gestão Beto Preto, que vai acatar o que vocês sugerirem. Vocês são arquitetos de algo muito interessante. Se tornem amigos e companheiros da cultura de Apucarana”, conclamou o prefeito.
“Sejam, junto comigo, construtores da identidade de Apucarana, daquilo que caracteriza nossa cultura, nossos costumes, nossa cidade. Nós temos essa missão e essa é uma obra cultural”, enfatizou Junior da Femac.
Conselheiro representante do setor de teatro, Benedito Cândido da Silva, analisou o pedido do prefeito de construir a identidade de Apucarana como um grande desafio. “É um desafio, mas é necessário e temos condições de fazer alguma coisa sim, plantar alguma semente”, afirmou.
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Na prática, traduz-se no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura (SMC).
A principal missão do CMPC é atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura (CMC), na elaboração, acompanhamento da execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultural (PMC).