O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes receberam, na tarde de ontem (28/3), no gabinete, a visita do major Antônio Douglas Villatore e do subtenente Alcir José Saúgo, da diretoria de ensino da Associação da Vila Militar. Na ocasião, os visitantes apresentaram um projeto para a implantação de uma escola cívico-militar na rede municipal de educação de Apucarana.

A proposta foi ouvida com atenção e receptividade pelos gestores municipais. “Nós estamos empenhados em dar a melhor formação possível às nossas crianças. Neste sentido, todas as parcerias que possam agregar qualidade ao ensino são bem-vindas. Mas, antes de aprovarmos qualquer projeto, precisamos discuti-lo com os professores e a equipe pedagógica da Autarquia de Educação,” afirmou o prefeito.

A secretária Marli Fernandes destacou que muitos dos valores previstos no projeto de escola cívico-militar já fazem parte do currículo da rede municipal de Apucarana. “Os nossos estudantes aprendem sobre civismo, disciplina, ética e cidadania por meio de projetos transversais, como Educação para o Trânsito, Proerd, Desfile da Independência, Fanfarra Mirim e Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola, desenvolvidos em parceria com as outras secretarias municipais, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Paraná. Nós também incentivamos a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos através da Escola de Pais e de atividades realizadas por ocasião das datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Avós,” detalhou.

Além disso, aulas de Inglês, Espanhol, Língua Brasileira de Sinais, Música, Expressão Corporal e Artes Marciais completam o currículo da rede municipal de educação de Apucarana.

“Nós agradecemos ao prefeito e à secretária por nos receberem e ouvirem. Certamente, voltaremos a nos encontrar em breve para darmos continuidade à discussão do projeto,” disse o diretor de ensino da Associação da Vila Militar, major Antônio Douglas Villatore.