Cerca de 100 jovens, com idades entre 14 e 17 anos, iniciaram nesta segunda-feira (11/03) formação dentro do Programa Municipal Pré-Aprendiz. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Qualificação Total, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), de Apucarana, através do projeto “Futuro Integral”, existe desde 2013 e visa capacitação de jovens da rede estadual para o mercado de trabalho.
A aula inaugural aconteceu no salão social do Sesc e contou com a presença de autoridades municipais. O prefeito Júnior da Femac esteve representado pela secretária da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, que destacou a dimensão do programa. “Essa parceria com o Sesc trabalha várias vertentes, mexe com as inteligências múltiplas que todos nós temos, indo além do que se aprende na escola. Certamente, os que concluírem o programa poderão ser aferidos não só pela nota da escola, mas por algo a mais. Serão disputados e valorizados pelo mercado de trabalho”, observou Ana Paula, frisando que o Pré-aprendiz traduz o olhar da gestão do ex-prefeito Beto Preto e agora do prefeito Júnior da Femac. “Que é o de possibilitar que cada um dos apucaranenses, seja criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, encontre oportunidades para crescer. O Pré-aprendiz faz parte da nossa política de capacitação, treinamento e qualificação da população”, concluiu a secretária.
Ao longo do ano, os jovens vão ter atividades no Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América, e nas dependências do Sesc Apucarana. Entre o conteúdo a ser ministrado destaque para atividades de letramento, raciocínio lógico e iniciação esportiva. “A novidade para este ano de 2019 é a inclusão de aulas de noções de informática básica”, revela Miguel Luiz Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total da Prefeitura de Apucarana. Ele frisa que a iniciativa dentro do “Futuro Integral” já capacitou mais de 700 jovens em anos anteriores, sempre com bom índice de inserção dos jovens no mercado de trabalho. “A empregabilidade é um dos focos do programa, mas acima de tudo queremos levar uma formação diferenciada aos jovens que estão tentando iniciar no mercado de trabalho”, pontua Vilas Boas.
O gerente executivo em exercício do Sesc Apucarana, Miguel Teixeira, deu as boas-vindas aos jovens. “Para o Sistema Fecomércio e Sesc Apucarana é uma honra sermos parceiros deste programa por mais um ano. Esperamos que todos possam aproveitar tudo o que esta rica proposta tem a oferecer”, assinalou.
Presenças – Também prestigiaram a aula inaugural do “Pré-aprendiz” o secretário Municipal da Indústria e Comércio, Edison Estrope, o coordenador do Centro de Qualificação Total, Dorival Miguel da Silva, o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Rodrigo Lievore, o comandante da Guarda Municipal de Apucarana Alessandro Carleti e o vereador Rodolfo Mota.