O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan) conclui nesta sexta-feira (09/11) a modernização do sistema de iluminação pública da praça da paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, no Distrito de Vila Reis. De acordo com o prefeito Beto Preto (PSD), o serviço coloca o logradouro na lista das praças mais bem iluminadas da cidade.
“Temos em execução um projeto de valorização dos espaços de convivência, que por muitos anos tiveram sua manutenção negligenciada por gestões temerárias”, pontuou o prefeito Beto Preto. Segundo ele, a praça de Vila Reis era um destes locais, que não receberam a atenção merecida. “O investimento que realizamos aqui nesta semana é mais um compromisso honrado com a população. A iluminação instalada é a mesma de uma praça do centro de Apucarana”, disse Beto Preto.
Segundo o diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete Luz, o investimento autorizado pelo prefeito acaba com a precariedade do sistema. “Para se ter uma noção, este local contava apenas com dois postes de concreto e iluminação feita por dois braços de luz adaptados, o que popularmente chamamos de “gambiarra”. Apenas a parte frontal da praça era precariamente iluminada, ao passo que agora estamos instalando uma iluminação de excelente qualidade em todo entorno do local”, revelou Lafayete, durante vistoria dos serviços realizada nesta quarta-feira (07/11).
Com investimento na ordem de R$60 mil, com recursos da Cosip – Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública -, estão sendo instalados 21 postes ornamentais, com lâmpadas que variam entre 150 a 400 watts. “Todos estão bem distribuídos ao redor da praça, que ocupa posição importante na comunidade”, concluiu o diretor-presidente do Idepplan.
0800 – Ao falar sobre o investimento, o prefeito Beto Preto aproveitou a oportunidade para mais uma vez convocar a população a acionar o telefone “0800” para solicitar serviços de manutenção da iluminação pública em Apucarana, como troca de lâmpadas queimadas. “A população é grande partícipe deste processo, ajudando a prefeitura no serviço de zeladoria da cidade”, lembrou o prefeito.
A solicitação do serviço pode ser feita por qualquer pessoa, não precisa ser necessariamente o morador da residência cujo poste encontra-se com a lâmpada queimada. O telefone para acionar a troca é o 0800-600-1428 (ligação gratuita). Basta repassar o endereço ou uma referência de onde encontra-se o problema que a empresa responsável acionará uma equipe de manutenção.