A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), através da Coordenação de Educação a Distância e o Polo Presencial Apucarana do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana, comunicam que está aberto até este dia 30 de maio, processo de seleção de alunos para o Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, no nível de aperfeiçoamento e na modalidade a distância. No total estão sendo disponibilizadas 20 vagas para a cidade.

O prefeito Beto Preto (PT) ressalta que o curso é direcionado a todos os profissionais portadores de diploma de nível superior, com atuação em Educação, Saúde e áreas afins. “Os cursos da Fiocruz são de altíssima qualidade. São os melhores do Brasil na área. A presença da Fiocruz no Paraná é um avanço, vamos trabalhar para viabilizar mais cursos para atender os profissionais de Apucarana e região”, destacou o prefeito.O curso é financiado pelo MEC sem ônus para o aluno.

A coordenadora do Polo UAB de Apucarana, professora Sueli Gomes Reis Gonçalves, salienta que o curso tem como objetivo formar atores vinculados às diferentes práticas, tendo como foco a ampliação do pensamento crítico e a capacidade de desenvolvimento de ações estratégicas, que possam contribuir na implementação de processos de educação permanente nas áreas em que o profissional atua. “Além de possuir escolaridade de nível superior, o candidato interessado em se inscrever na seleção deve ter habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade internet, e-mail, fórum, chat, ou orientação e apoio para tanto. Também é importante dispor de pelo menos cinco horas semanais para estudo”, explica a coordenadora do Polo.

O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade à distância, contemplando dois encontros presenciais. “A presença do aluno nos momentos presenciais é obrigatória para conclusão do curso e obtenção do certificado”, esclarece professora Sueli Reis. As atividades a distância estão distribuídas em três unidades de aprendizagem, com um total de 150 horas. A carga horária total do curso é de 190 horas, distribuídas em até nove meses.

O edital completo do processo seletivo pode ser acessado no portal
http://www.ead.fiocruz.br. “Antes de efetuar o pedido de inscrição, que deve ser feita exclusivamente também pela internet, o candidato deverá conhecer todas as regras previstas no edital e certificar-se de que preencherá todos os requisitos exigidos”, orienta Sueli. O endereço para a inscrição é o http://inscricao.ead.fiocruz.br/301. A seleção será feita na modalidade de análise de currículo e outras documentações solicitadas no ato da inscrição. A lista final dos selecionados estará disponível no endereço eletrônico www.ead.fiocruz.br, a partir de 01 de julho. As aulas também iniciam no segundo semestre. Nacionalmente, a Fiocruz está oferecendo 1.420 vagas, distribuídas entre os 39 polos municipais de apoio presencial da UAB/MEC das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

O Polo Presencial Apucarana da UAB está localizado na Praça Rui Barbosa, 12. O contato pode ser feito ainda pelo telefone 3425-1603 ou pelo blog http://poloapucarana.blogspot.com.