Os cerca de 400 pedidos que tramitam na Prefeitura de Apucarana solicitando serviços de abate ou poda de árvores vão passar por uma reavaliação técnica. A determinação foi feita nesta sexta-feira (18/01) pelo prefeito Beto Preto (PT). Ele também definiu que a responsabilidade de análise, que até então vinha sendo do setor de Serviços Públicos, passe para a Secretaria de Meio Ambiente.

“Encontramos um acúmulo de mais dois anos de processos. Para ser ter uma ideia, há pedidos de abril de 2010 esperando para serem finalizados”, informou Beto. De acordo com ele, uma nova metodologia vai ser implantada a partir de agora para que a resposta seja dada com mais rapidez ao cidadão. “Os novos pedidos já vão seguir as novas normas. Iniciamos com uma equipe ainda pequena, mas a população pode ter a certeza de que em pouco tempo vamos dar ao setor todas as condições técnicas para dar atendimento adequado à demanda”, disse o prefeito.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), também participou da reunião. “As árvores são elementos urbanísticos importantes em uma cidade. Na Secretaria de Meio Ambiente a questão vai ter o tratamento técnico adequado”, aprovou. Na ocasião, ele procedeu formalmente o repasse dos processos ao secretário de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira.

João Grande

Aproveitando a presença do secretário de Meio Ambiente, o prefeito Beto Preto solicitou a remoção da ave “João Grande” do Parque Ecológico da Raposa para o Parque da Redenção. Encontrada semana passada bastante debilitada por agricultores, a ave inicialmente foi equivocadamente identificada como sendo uma garça e abrigada no parque ecológico. “Solicitei que ela fosse levada ao Parque da Redenção onde está de fato recebendo agora os devidos cuidados, alimentação natural. Lá ela vai recuperar as forças. Se decidir ficar, certamente vai ser mais uma grande atração para os visitantes mas, se desejar partir, está livre para seguir o seu destino natural”, finalizou Beto.