A Prefeitura de Apucarana, através da empreiteira contratada, está pavimentando nesta semana a Rua Agostinho Fabene e o trecho final da Rua Alexandre Balan. Com isso, faltará apenas uma rua para que 100% do Jardim Novo Horizonte esteja pavimentado.
“É um compromisso que assumi com os moradores e que estamos cumprindo, dando a eles essa benfeitoria como um presente de Natal”, afirma o prefeito Beto Preto, lembrando que quando assumiu o primeiro mandato, em 2013, nenhuma rua do bairro era asfaltada.
A atual administração, entretanto, vem levando a pavimentação ao bairro em etapas. “Iniciamos os trabalhos ainda em 2013 e chegamos agora à terceira e última etapa. No total, investiremos quase R$ 4 milhões para levar a pavimentação a um bairro em que,  em gestões anteriores, chegaram a dizer para os moradores que não havia condições técnicas para realizar a obra, devido ao declive e à grande quantidade de água que descia pelas ruas quando chovia”, recorda Beto Preto.
De acordo com o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, a Rua Agostinho Fabene tem cerca de 600 metros de extensão. “Após a colocação dos galerias para o escoamento da água das chuvas e da implantação do meio-fio, a empreiteira colocou a capa asfáltica, que consiste numa camada de 3 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”, explica Herivelto.
Ainda nesta semana, a capa asfáltica também será colocada na Rua Alexandre Balan. “São cerca de quatrocentos metros lineares, no trecho final da rua”, observa. De acordo com o secretário, após a execução destas duas ruas, faltará apenas a Rua Telmiro Ribeiro Silva. “Os recursos para a pavimentação desta rua já estão assegurados”, reforça o secretário, lembrando que há cerca de 10 dias também foi pavimentada a Rua Jacarandá que fica na divisa entre o Novo Horizonte e o Recanto Palmares.
Nesta terceira e última etapa, a pavimentação abrange uma área de 14 mil metros quadrados. O investimento é de R$ 1 milhão e 480 mil. Metade é oriundo de emenda do deputado federal Aliel Machado, que foi intermediada pelo vereador Lucas Leugi, e o restante é de recursos do próprio Município. Os serviços estão sendo executados pela Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo licitatório.