Durante quase 40 anos, os moradores do Jardim Novo Horizonte ouviram que, devido à topografia irregular, era praticamente impossível promover o asfaltamento de todas as ruas do bairro. Mesmo assim, as promessas de que uma rua ou outra seria asfaltada ressurgiam em períodos eleitorais. “Além de fazer com que os moradores convivessem com o barro e a poeira durante quase quatro décadas, mexendo com a esperança da comunidade, a ineficiência das gestões municipais que nos antecederam, que apenas prometeram, engessou o desenvolvimento da região durante todos esses anos”, lamentou o prefeito em exercício Júnior da Femac que, na companhia do vereador Lucas Leugi, realizou vistoria da conclusão da terceira e última etapa de pavimentação do bairro. “Uma triste realidade que começou a mudar há seis anos e hoje já não existe mais graças à gestão do prefeito Beto Preto, que assumiu o compromisso e, ao longo desse período, levou a pavimentação à totalidade das ruas do Jardim Novo Horizonte, saldando uma grande dívida social da administração municipal com os moradores”, comemora o prefeito em exercício.
Os investimentos realizados pelo município, ressalta Júnior, fomentam a expansão imobiliária nas imediações. “Com certeza novos loteamentos surgirão a partir de agora, promovendo o desenvolvimento urbano e valorizando ainda mais toda esta região”, disse Júnior. De acordo com ele, ao pavimentar as ruas do Jardim Novo Horizonte, novas alternativas de ligação também surgiram. “Dentro do programa Interbairros, a pavimentação da rua Jacarandá hoje possibilita acesso rápido, fácil e seguro entre os bairros Recanto Palmares, Afonso Camargo e Cidade Alta”, exemplifica.
Além de recursos próprios, as três etapas de obras contaram com verbas viabilizadas por parlamentares parceiros de Apucarana. “Nesta terceira e última etapa contamos como o Deputado Federal Aliel Machado que, com intermediação do vereador Lucas Leugi, viabilizou meio milhão de reais para os trabalhos”, relata Júnior da Femac, prefeito em exercício de Apucarana. Ao todo foram necessários cerca de R$ 4 milhões para pavimentar todo o bairro.
A pavimentação da terceira e última etapa vistoriada pelo prefeito em exercício e vereador abrange uma área de 14 mil metros quadrados com investimento total de R$1,48 milhão, sendo R$500 mil oriundos de emenda do deputado federal Aliel Machado. Foram beneficiadas Rua Agostinho Fabene e o trecho final da Rua Alexandre Balan. De acordo com o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, a Rua Agostinho Fabene tem cerca de 600 metros de extensão. “Após a colocação das galerias para o escoamento da água das chuvas e da implantação do meio-fio, a empreiteira colocou a capa asfáltica, que consiste numa camada de três centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”, explica Herivelto. A capa asfáltica também foi colocada na Rua Alexandre Balan, em cerca de 400 metros lineares, no trecho final da rua. Os serviços foram executados pela Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo licitatório e, além do asfalto, compreende obras de drenagem, meio-fio e sarjeta, bocas de lobo, calçada, acessibilidade e sinalização viária. “A prefeitura também faz o reforço da iluminação pública em todo o bairro”, conclui Júnior da Femac, prefeito em exercício de Apucarana.