Uma nova parceria da Prefeitura de Apucarana e da Concessionária RodoNorte vai reforçar a condição de unidade de conservação ambiental do Parque Ecológico da Raposa. O local vai receber o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas, como ipês, araucárias, canafístulas, paineiras, peroba rosa, entre outras.
O trabalho de preparo do terreno tem início imediato e o plantio começa em fevereiro, tudo a cargo de uma empresa especializada, a qual também irá acompanhar o desenvolvimento das árvores. Essa é a terceira vez que a concessionária RodoNorte realiza o plantio de árvores no município como forma de compensação ambiental pelas obras de duplicação da BR-376 e do contorno sul, dentro do perímetro do município.
“No período de aproximadamente dois anos já plantamos 14 mil árvores nativas aqui mesmo no Parque da Raposa e outras 6 mil na Colônia Mineira. Com esse novo plantio serão 35 mil árvores dentro do município de Apucarana”, informa o gestor de meio ambiente da Rodonorte, Luiz Gustavo de Freitas.
O superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Carlos Teixeira, dimensiona a importância da ação no contexto municipal. “É um grande reforço no corredor ambiental entre o Parque das Araucárias, na saída para Londrina, e o Parque Ecológico da Raposa. Um novo plantio de árvores nativas vai melhorar ainda mais a biodiversidade dessas duas unidades de conservação dentro de nossa cidade”, avalia Teixeira, destacando que o Parque das Araucárias é tido como um marco do início do aparecimento natural da floresta de araucárias, que vai se tornando mais comum na paisagem à medida que se avança rumo ao sul do estado.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, comemora mais essa conquista na preservação das reservas ecológicas do município. “É uma grande notícia que recebemos dentro das festividades de 75 anos de Apucarana. É um presente que estamos dando aos pioneiros, mostrando que nós, filhos e netos, encontramos um caminho para produzir e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Eles tiveram a necessidade de cortar árvores para colonizar a região e formar cidade em que vivemos hoje. Agora está sendo possível uma compensação, através de plantios de mudas como os que RodoNorte está nos proporcionando”, afirma Júnior da Femac.
O anúncio oficial do plantio de 15 mil mudas de árvores foi feito nesta quarta-feira (23), no Parque da Raposa, na presença do prefeito em exercício Junior da Femac, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e do analista ambiental da RodoNorte, Samuel Rossini Marcondes.
Área de lazer será revitalizada
Ao mesmo tempo em que comemora o plantio de mais 15 mil mudas de espécies nativas, Junior da Femac anunciou que já iniciou tratativas com órgãos governamentais. “O Parque da Raposa nasceu como uma unidade de conservação, mas a partir de agora estamos almejando que funcione também como uma área de lazer, até pela sua proximidade de vários bairros que se formaram na região”, argumenta o prefeito.
Conforme argumenta Junior da Femac, é perfeitamente possível harmonizar a preservação da mata, agregando mais mudas nativas e, ao mesmo tempo, revitalizar equipamentos e estrutura para que o Raposa também funcione como área de lazer da população, a exemplo do que já acontece com o Parque Jaboti. “Já tratamos disso com o secretário Sérgio Bobig e o superintendente Luiz Carlos Teixeira, para que estudem o zoneamento da unidade de conservação, paralelo a área de lazer”, informa o prefeito.