A patrulha mecanizada rural da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana, em conjunto com os produtores rurais, está viabilizando a recuperação de quatro quilômetros da Estrada do Odair Costa, na região do Distrito de São Domingos. Os serviços compreendem limpeza das laterais e das caixas de retenção da água da chuva, cascalhamento com piçarra e construção de lombadas.
O prefeito Júnior da Femac conta que a região é servida de propriedades com gado leiteiro, estufas de tomate, grãos, entre outras culturas, além da presença de muitas famílias que ainda residem no campo e praticam a agricultura familiar. “Temos promovido uma série de melhorias em nossas estradas rurais e chegou a vez da região de São Domingos. Esta estrada estava dentro de nosso cronograma e agora, com uma contribuição muito valiosa dos agricultores, estamos viabilizando as adequações necessárias a um trecho de quatro quilômetros”, confirmou o prefeito.
As obras são executadas com maquinários do município e material cedido pelos produtores rurais. “Uma parceria que além de gerar economia aos cofres municipais, agiliza a execução dos trabalhos, pois a proximidade de obtenção do material para cascalhamento facilita toda a logística”, destaca Jaime Gonçalves, secretário Municipal de Serviços Públicos.
Para execução dos trabalhos serão necessárias cerca de 280 viagens de caminhão. Conforme Mauro Toshio Kitano, diretor do Departamento Municipal de Estradas Rurais, além de 6 caminhões, estão sendo utilizados uma pá carregadeira, uma retroescavadeira hidráulica, uma motoniveladora, um trator esteira e um rolo compactador. “Este serviço deve durar mais alguns dias e, seguindo o cronograma, a próxima região a ser atendida será a da Comunidade Rural do Barreiro”, informa Toshio. Serão atendidas as estradas Pé de Galinha, dos 70 e da Fazenda Valério.
O prefeito Júnior da Femac frisa que no período de um ano, a Prefeitura de Apucarana fez a recuperação de mais de 200 quilômetros de estradas rurais. “Os serviços atenderam diversas regiões do Município, garantindo o transporte de insumos e o escoamento da produção. Foram atendidas as comunidades rurais do Xaxim, Rio do Cerne, Correia de Freitas, Vila Reis, Pirapó, Caixa de São Pedro e agora São Domingos”, enumera Júnior.
A equipe da patrulha mecanizada rural da Secretaria Municipal de Serviços Públicos é composta por 15 funcionários e diversos maquinários, como caminhões, pá carregadeira, rolo compactador, motoniveladora, retroescavadeira hidráulica e trator esteira.