O Brasil comemorou 197 anos de independência no último sábado (7/9). Em Apucarana, a data foi celebrada com o tradicional desfile cívico na Avenida Curitiba. O evento reuniu 30 entidades militares, civis e escolares, além de público de aproximadamente 25 mil pessoas.
O início do desfile foi marcado pelo hasteamento das bandeiras e a vistoria das tropas, pelo prefeito Junior da Femac e os comandantes do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Tenente-Coronel Alexandre Colombo, e do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Roberto Cardoso.
“A data de 7 de setembro é muito importante para o país e o objetivo do desfile é  demonstrarmos o orgulho que sentimos em ser brasileiros. Parabéns a todos que se dedicaram à organização deste belíssimo espetáculo,” disse o prefeito.
As escolas municipais levaram para a avenida o tema ‘Nossa história, nossa gente’ e retrataram o início da colonização e as riquezas naturais de Apucarana. “O currículo escolar da rede prevê que os alunos aprendam sobre as origens e a cultura do nosso povo. Por isso, todos os anos, nós organizamos diversas atividades como visitas a museus, teatro e pontos turísticos da cidade. A apresentação do desfile de 7 de setembro é o ponto alto do projeto,” detalhou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística foi a responsável pela organização da Semana da Pátria. “A programação foi aberta no domingo (1/9) com a chegada do fogo simbólico ao platô da Praça Rui Barbosa. O Desfile da Independência é sempre muito aguardado pela população, principalmente por conta da passagem dos veículos e tropas das forças de segurança. O dia ensolarado e o clima ameno contribuíram para o sucesso do evento,” disse a secretária da pasta Maria Agar Borba Ferreira.
Desfilaram ainda na Avenida Curitiba, a Guarda Municipal de Apucarana, a Banda Municipal Maestro João Florindo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Hospital da Providência, o Grupo Escoteiro Dom Bosco, a Ordem Demolay Apucarana, o Opala Clube, o Ômega Clube, a Associação Apucaranense de Kart Cross, a Associação Brasil Soka Gakai, e o Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região (Cemear) com a “Marcha para Jesus”, entre outras entidades e segmentos organizados da sociedade.