Trabalho de residência de Apucarana é publicado em revista especializada

Um Trabalho de Conclusão da Residência (TCR), desenvolvido no Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde, foi publicado na APS em Revista. O título do artigo é “Influência da pandemia da COVID-19 na mortalidade por doenças crônicas no município de Apucarana-PR: os pacientes invisíveis” e foi desenvolvido pelo residente Lucas Eduardo Carneiro e orientado por Renan Garcia Guilherme, tutor do programa.

O prefeito Junior da Femac destaca que a APS em Revista é uma publicação eletrônica da Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “É um veículo de divulgação científica, acadêmica e profissional voltado a pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da Atenção Primária à Saúde. Ficamos muito felizes, pois entendemos que o trabalho realizado na residência de Apucarana está repercutindo na comunidade científica, contribuindo com o conhecimento e com a gestão da saúde, notadamente no setor público”, frisa Junior da Femac.

O secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, comemorou o feito do residente de enfermagem, Lucas Carneiro, com orientação do seu tutor Renan Garcia, que obteve êxito na publicação do seu Trabalho de Conclusão de Residência (TCR). “Nossa Residência Multiprofissional segue acumulando bons resultados e referências e isso valoriza muito o trabalho de toda equipe da Autarquia Municipal de Saúde”, comentou Bachiega.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues, afirma que o TCR é uma exigência para obtenção do título de especialista em Atenção Básica/Saúde da Família. “O aceite para publicação ocorreu logo depois da submissão ao periódico APS em Revista. A pesquisa irá contribuir para o planejamento das ações em saúde e na atenção a pessoas com doenças crônicas”, afirma Angélica, acrescentando que o trabalho de pesquisa em saúde ajuda a nortear gestores e profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações podem ser obtidas no site https://apsemrevista.org/aps e o PDF do artigo pode ser acessado pelo link https://apsemrevista.org/aps/article/view/252/135.

“Mais Vida Animal” fecha ano com 1.150 castrações e repasse de 23 toneladas de ração

Mil cento e cinquenta animais domésticos tutelados por famílias de baixa renda foram esterilizados gratuitamente ao longo deste ano por intermédio do Programa Mais Vida Animal. No mesmo período, a política pública de promoção do bem estar animal, que é coordenada pela Prefeitura de Apucarana através do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), também promoveu o repasse de 23,2 mil quilos de ração para protetores independentes de cães e gatos, além recolher nas ruas e franquear – através do próprio Cemsa e por meio de clínicas conveniadas – atendimento médico-veterinário de urgência e emergência a 1.180 animais vítimas de atropelamento, ferimentos ocasionados por bicheiras, ataque de ouriço, maus-tratos ou abandono.

Ao comentar os resultados da iniciativa, o prefeito Júnior da Femac lembrou que o programa teve início em abril de 2021 dentro de um dos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19. “O advento da pandemia reforçou ainda mais a necessidade de ampliarmos as ações públicas de cuidado e bem estar animal e, após intenso planejamento, chegamos ao “Mais Vida Animal”. A partir de então, o nosso canil, que já era referência, passou a ser um centro especializado, proporcionando de forma gratuita um atendimento mais amplo na promoção da saúde animal, sobretudo no que tange o atendimento médico-veterinário a vítimas de atropelamento, violência ou abandono”, pontua o prefeito.

Morador do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, Renildo de Jesus, ficou sabendo do programa municipal através da psicóloga do CRAS. “Fui retirar uma cesta básica e fiquei sabendo do projeto de castração dos animais e foi uma bênção. Uma ajuda muito grande para a gente que não teria condições de pagar”, atestou o tutor da cadela Laila. “Esses animaizinhos dependem em tudo da gente e quando criam os filhotes vão para outros locais onde não se sabe se vão receber o mesmo carinho, se vão ser alimentados, então o melhor a fazer é castrar o quanto antes”, orienta Jesus.

Já o protetor Jair Dinato, que cuida de 34 animais no quintal da sua casa, na Vila Martins, recebe mensalmente cerca de 60 quilos de ração. “Comecei cuidando de 2 cachorros há 4 anos e agora são 34. Só pude chegar a esse número de hoje graças ao auxílio desse programa da prefeitura. A ração que recebo do Programa Mais Vida Animal é essencial para realizar esse trabalho de atendimento a tantos animais”, afirma Dinato.

O diretor do Cemsa, médico-veterinário João Pedro Correa, salienta é considerada protetora independente a pessoa que detém a guarda de pelo menos 15 animais. “Em abril de 2021 eram 23 protetores de cães e gatos atendidos e hoje são 39”, informa Correa. O auxílio alimentar do município, relata, beneficia atualmente em torno de 1,2 mil animais mantidos por apucaranenses em lares temporários, enquanto aguardam adoção. “As cotas de ração fornecidas variam de acordo com a quantidade de animais. Quem tem o mínimo que é 15 animais leva todo mês 30 quilos de ração e quem tem 90, que é a maior quantidade que um protetor possui, recebe gratuitamente 135 quilos de ração”, exemplifica Correa. Segundo ele, neste ano 23,2 mil quilos foram entregues. “Desde o início do programa, em abril de 2021, o montante repassado é de 36 toneladas”, informa.

Quanto ao acesso ao programa de castração gratuita, o coordenador do Cemsa diz que a porta de entrada é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Para ter direito ao benefício, além de estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal, o tutor do animal deve fazer parte de núcleo familiar com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa”, explica Correa. Pelo regulamento, o número de castração é limitado a dois animais a cada dois anos, por família.

O Cemsa também oferece tratamento médico veterinário a animais de rua, vítimas de abandono ou violência, através de clínicas particulares credenciadas. O canal de atendimento a denúncias é o número de WhatsApp 99626-3680. “De janeiro até o momento atendemos a 490 ocorrências”, finalizou o médico-veterinário João Pedro Correa, coordenador do Cemsa.

Apucarana alerta para importância da 2ª dose de reforço da Covid-19

Diante do aumento do número de casos confirmados de Covid-19, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) emitiu nesta segunda-feira (26/12) um alerta sobre a importância das pessoas manterem em dia o ciclo vacinal. A imunização é fundamental para o controle da pandemia e prevenção do aumento de casos graves e óbitos da doença que, desde o início da pandemia, em março do ano 2.020 contaminou cerca de 40 mil apucaranenses (diagnósticos positivos) e ocasionou 560 óbitos.

O alerta, esclarece o prefeito Júnior da Femac, está em consonância com monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tendo como panorama outra situação que pode agravar o cenário da Covid-19 no Paraná, que são as aglomerações de fim de ano. “Apesar de amenizada, a pandemia ainda não acabou. O vírus com suas variantes continua a circular. A falta ou atraso de vacinação é um fator preocupante. Por isso peço a cada apucaranense que procure os pontos de vacinação com imunizantes disponíveis para estarem em dia com as doses necessárias”, pediu o prefeito.

Em Apucarana, aponta o “Vacinômetro” da Secretaria Municipal de Saúde, 96% da população acima de 5 anos de idade tomou a primeira dose e dose única (122.156 habitantes); e 88% recebeu a segunda dose ou dose única (112.124 habitantes). Já a dose de reforço e adicional foi recebida por 95.368 habitantes. O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, informa que em novembro o Paraná liberou a segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose, para pessoas acima de 18 anos. “Anteriormente, a dose adicional era indicada somente para pessoas com mais de 40 anos. A nova orientação do nosso secretário de Estado Beto Preto objetiva aumentar o número de vacinados e expandir a cobertura vacinal contra a doença”, pontua Bachiega.

O secretário Bachiega informa que a vacina está disponível de segunda-feira a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, no centro da cidade; Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis; Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos, Orestes Marquito, no Jardim Marissol, Valdecir de Paula, no Jardim das Flores, e Ana Maria Pepato, no Jardim Trabalhista, no horário de 8h30 e 16h30.

Também de segunda-feira a sexta-feira, os apucaranenses podem buscar a vacina contra a Covid em um horário mais estendido, entre 8h30 e 20h30, nas seguintes UBSs: Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Myiadi, no Núcleo Dom Romeu; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; e Antonio Sachelli, no Jardim Colonial.

Já aos sábados a vacinação contra a Covic-19 é realizada somente da UBS Romeu Milani, região central, entre 8h30 e 17 horas. O posto de vacinação contra a Covic-19 no Ginásio Lagoão foi desativado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alerta para a importância de estar com o calendário vacinal contra a Covid-19 atualizado. “Orientamos as pessoas a se protegerem o quanto antes, pois ainda existe um tempo até que a vacina atue completamente no sistema imunobiológico. Iniciar 2023 com as doses em dia trará mais tranquilidade e proteção contra a doença”, reforçou.

Restaurante Popular serve mais de 37 mil refeições em seis meses

Em 2022, a população em situação de vulnerabilidade social passou a ter acesso a refeições diárias, de qualidade e a um preço acessível. Inaugurado em junho, o Restaurante Popular de Apucarana já serviu em seis meses 37.471 refeições. Junto com outras ações, o programa tem garantido a segurança alimentar e nutricional de centenas de pessoas.

O prefeito Junior da Femac ressalta que o Restaurante Popular fornece uma alimentação saudável para um público bastante diversificado. “São idosos, estudantes, trabalhadores em geral e pessoas em busca de emprego. A alimentação saudável é um direito fundamental do ser humano e esse público passou a ter acesso a um cardápio diversificado, que é disponibilizado a um preço acessível”, reitera Junior da Femac.

Junior da Femac afirma que a política de segurança alimentar e nutricional vem tendo importantes avanços. “Temos uma preocupação muito grande em relação à população em situação de vulnerabilidade. Já tínhamos outros programas como o de distribuição de cestas básicas, as hortas comunitárias e o Programa Feira Verde. O Restaurante Popular veio se somar nesse esforço para que ninguém passe fome em Apucarana e tenha acesso a uma alimentação de qualidade”, assinala o prefeito.

O Restaurante Popular – instalado na Avenida Irati, nº 379 (defronte à Associação Filantrópica Ferra Mula) – é coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (CAISAN). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas, servindo 300 refeições diárias.

De acordo com Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social, o programa foi instituído pela Lei 12/2022. “Pelo prato-feito, que conta com um cardápio elaborado e supervisionado por nutricionistas, a pessoa paga apenas R$2,00, sendo o custo adicional subsidiado pelo município”, explica Nazarko.

Além de grãos, o cardápio contempla carnes, legumes, verduras, massas e frutas de sobremesa. Do total de produtos adquiridos para o programa, pelo menos 30% são oriundos da agricultura familiar. “Além de incentivar a utilização de alimentos produzidos dentro do município, outros objetivos do Programa Restaurante Popular são elevar a qualidade da alimentação consumida pelas pessoas fora do domicílio e gerar hábitos alimentares saudáveis na população”, pontua Nazarko.

Ana Maria Schmidt, assessora da Secretaria de Assistência Social e responsável pelo Restaurante Popular, conta que o programa atingiu rapidamente o público-alvo. “A procura foi tão grande que já no segundo mês de atendimento foi necessário ampliar a capacidade em 50%, passando para as atuais 300 refeições diárias”, frisa.

Ana Maria explica que o Restaurante Popular atende pessoas de diversas regiões da cidade. “A maior parte é de trabalhadores de empresas que ficam nas proximidades e de pessoas ligadas ao território do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Regina”, informa.

Ela reforça que o atendimento acontece das 11 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que, a partir das 10h45, o caixa do restaurante está aberto para a venda dos tickets. “Desde que o Restaurante Popular foi aberto, ele vem funcionando ininterruptamente até mesmo em dias em que foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Neste final de ano continuaremos atendendo normalmente.

População aprova cardápio – Nesta segunda-feira (26/12), o cardápio do Restaurante Popular foi carne moída, abobrinha refogada, arroz e feijão. Acompanharam a refeição salada de beterraba ralada e banana de sobremesa. Ana Paula Carvalho Ramos (39 anos), que mora no Barreiro, aprovou nesta o cardápio. “A comida estava ótima e em quantidade satisfatória”. Outro que elogiou a refeição foi José Rodrigo (36 anos). “Eu considero o cardápio muito bom; trabalho próximo do Restaurante Popular e sou cliente desde que abriu. Foi uma grande conquista para todos que precisam de um apoio”, aprovou.

O idoso Manoel Francisco (76 anos), que reside no Núcleo João Paulo e mora sozinho, diz que o Restaurante Popular foi um excelente projeto da prefeitura. “Hoje temos refeições de ótima qualidade a um custo baixíssimo”, agradeceu.

Apucarana registra 94 casos da Covid-19 nesta sexta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 94 casos de Covid-19 hoje (23) em Apucarana. O município tem o registro de 560 mortes e soma 39.940 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são 59 mulheres e 35 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 3 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 119.817 pessoas, sendo 88.554 em testes rápidos, 27.626 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.649 por laboratórios particulares (RT-PCR).

O município tem 2  pacientes internados no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Programa de Aparelhos Ortodônticos da prefeitura atendeu 307 alunos de escolas municipais neste ano 

O Programa de Ortodontia da Prefeitura de Apucarana fechou o ano com a instalação de aparelhos ortodônticos em trezentos e sete alunos da rede municipal de ensino. O tratamento de correção da posição dos dentes visa atender de forma totalmente gratuita alunos de 9 a 11 anos das 36 escolas municipais e está sendo executado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A iniciativa, inédita no município e que é realizada em poucas cidades do país, inclui a instalação do aparelho ortodôntico e a manutenção mensal (ajustes no aparelho), um acompanhamento padrão para que o tratamento tenha êxito.

Até o momento foram beneficiados alunos das escolas Marcos Freire, Marilda Noli, Osvaldo Santos Lima, Maria Madalena Coco, Plácido de Castro, José Brasil Camargo, Doutor Edson Giacomini e Monsenhor Arnaldo Beltrami.

“Trata-se de uma iniciativa na área da saúde bucal colocada em prática na nossa gestão municipal. Queremos ver as crianças com melhor mastigação e um belo sorriso”, frisa o prefeito.

“O Programa de Ortodontia já chegou em 8 escolas, mas o atendimento será levado aos 36 estabelecimentos da rede municipal de ensino de nossa cidade”, garante o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Bachiega destaca a importância e os benefícios do tratamento ortodôntico. Ele explica que a má posição dentária pode causar vários problemas que vão muito além da aparência estética. São problemas fonoaudiológicos e na articulação, dor de cabeça, dor na região orofacial e até dor de dente.

O ponto de partida do atendimento acontece nas escolas com a triagem dos alunos dentro da faixa etária de 9 e 11 anos, a cargo de dentistas com especialidade em ortodontia. Nesse momento é avaliado quem necessita do tratamento ortodôntico. O próximo passo é o envio de um comunicado aos pais solicitando a autorização para o filho realizar o procedimento odontológico.

A seguir, os responsáveis pelas crianças devem providenciar toda documentação ortodôntica, como radiografia e fotografia, sempre com a orientação da equipe da saúde e também sem custo algum para a família do aluno beneficiado.

O Programa de Ortodontia é uma parceria da Autarquia Municipal de Saúde e Autarquia Municipal de Educação, custeado com recursos municipais e de dois programas do governo federal: Saúde na Escola e o Brasil Sorridente.

Apucarana registra 90 casos da Covid-19 nesta quinta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 90 casos de Covid-19 hoje (22) em Apucarana. O município tem o registro de 560 mortes e soma 39.846 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são 60 mulheres e 30 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 13 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 119.663 pessoas, sendo 88.400 em testes rápidos, 27.626 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.649 por laboratórios particulares (RT-PCR).

O município tem 4  pacientes internados no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Serviços essenciais lideram reclamações junto ao Procon Apucarana

Os denominados serviços essenciais – água, energia elétrica e telefonia – foram os segmentos com maiores reclamações de consumidores junto ao Procon Apucarana. Os três setores corresponderam a 1.197 atendimentos registrados no período de 02 de janeiro a 22 de dezembro de 2022, ou 43,76% dos 2.750 procedimentos instaurados no decorrer do ano. Os serviços financeiros – empréstimos consignados, cartões de crédito, renegociação de dívidas, financiamentos (veículos e imobiliários) – tiveram 922 registros, correspondendo a 33,53%. Os dados foram divulgados hoje (22/12), pelo coordenador geral do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan.

Conforme o relatório, os números totais superaram 2021, como relata o coordenador. “Em igual período do ano passado, havíamos registrado 2.198 atendimentos, com os dois segmentos correspondendo a 1.323 registros, sendo 730 no financeiro e 593 nos essenciais. Neste ano, passada a pandemia de Covid 19, foi possível constatar que muitas pessoas estão em dificuldades financeiras, procurando o Procon para equacionar seus débitos com bancos e operadoras de cartão de crédito, bem como quitar as dívidas de água e energia elétrica”, explica o advogado.

Outro dado interessante do relatório diz respeito à faixa etária das pessoas que procuraram o Procon Apucarana. “Nosso banco de dados mostra que foram atendidas 1.341 pessoas entre 51 a 70 anos de idade, um significativo número de aposentados – maiores de 60 anos – que tiveram descontos indevidos em seus proventos previdenciários. Financeiras, as mais diversas, utilizando de um mecanismo chamado ‘biometria facial’, formalizaram contratos de empréstimos consignados, sem informações claras à pessoa”, relata o coordenador.

De acordo com o advogado, felizmente foi possível reverter a grande maioria dos casos, restituindo os valores ao banco ou financeira, cessando os débitos na aposentadoria das pessoas, regularizando, assim, a vida financeira.

No tocante a renegociação de dívidas, o Procon Apucarana integrou o Mutirão Nacional, coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, Federação Nacional de Bancos e Serasa. A orientação era informar que as propostas de negociação deveriam ser realizadas na plataforma consumidor.gov.br, com prazo de cinco dias úteis para resposta. “No entanto, muitas pessoas pediam nossa intervenção para renegociar as dívidas e, felizmente, logramos êxito em obter bons descontos para o pagamento parcelado dos débitos, com redução de juros e outros acréscimos”, relata o coordenador do Procon Apucarana.

Frota da Saúde de Apucarana ganha reforço de 22 carros, van e ônibus

A frota da Autarquia Municipal de Saúde vai ganhar um grande reforço a partir do próximo ano. A Secretaria de Estado da Saúde acaba de liberar mais de R$2 milhões para compra de 22 carros, no valor de R$65 mil cada; uma Van, de R$170 mil; e um ônibus, de R$ 450 mil.

“Investir na saúde de Apucarana é cuidar dos apucaranenses. Agradeço o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto por mais uma vez fortalecer e reforçar serviços de saúde da nossa rede municipal de saúde”, afirma o prefeito Junior da Femac.

De acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, os novos automóveis serão utilizados no Programa Saúde da Família. “Esses carros chegam para reforçar nosso trabalho de visitas domiciliares. Vai facilitar o deslocamento das equipes de saúde até a casa dos pacientes possibilitando um acompanhamento mais próximo e, portanto, prestar uma melhor cobertura de atendimento do Programa Saúde da Família”, explica Bachiega, acrescentando que a Van e o ônibus serão utilizados no transporte sanitário (transporte de pacientes em tratamento).

O secretário da saúde lembra que no início de dezembro, a Sesa já havia liberado R$1,9 milhão para a saúde de Apucarana. Bachiega detalha que R$1.290.000,00 desse valor será aplicado em mobiliário e equipamentos para as 36 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana. “As unidades irão receber macas, geladeiras de vacina, mesas, poltronas, computadores e outros equipamentos conforme a necessidade de cada uma”, informa o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente.

Os R$ 625 mil restantes são destinados ao programa de saúde bucal para a aquisição de kits odontológicos para as 25 equipes de saúde bucal que atuam no município, incluindo mobiliário, insumos e equipamentos como cadeiras odontológicas e compressores.

Esses investimentos, avalia o secretário municipal da saúde Emídio Bachiega, “irão impactar nas condições de trabalho dos nossos servidores e com os novos equipamentos será possível prestar uma maior assistência a população. Haverá uma melhora no ambiente de trabalho e no atendimento oferecido aos pacientes.”

Apucarana libera salários de dezembro dos servidores públicos municipais

 

Os servidores municipais de Apucarana recebem nesta quinta feita (22), de forma antecipada, os salários do mês de dezembro. Estão sendo creditados em contas correntes de todos os funcionários um total de R$20.182.582,67. Somados aos R$9.452.551,00 pagos no último dia 15 referentes à segunda parcela do 13º salário, a Prefeitura de Apucarana injeta quase R$30 milhões na economia local, na véspera do Natal e do ano novo.

O prefeito Junior da Femac reitera seu compromisso de pagar rigorosamente em dia os salários dos servidores, incluindo todos os encargos sociais. “Nesta época, até fazemos questão de antecipar os salários de dezembro, para que todos servidores possam fazer as compras natalinas e sua confraternização em família e com amigos”, assinala Junior da Femac, acrescentando que “quase todo esse volume financeiro fica no nosso comércio”.

Conforme pontua o prefeito, mais do que uma obrigação, manter os salários em dia foi um compromisso que assumimos com os servidores e que está sendo honrado mês a mês. “O que fazemos nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, antecipando os salários deste mês, é retribuir toda a dedicação por parte dos trabalhadores, que ao longo do ano deram o seu melhor em prestando serviços e contribuindo para o desenvolvimento de Apucarana”, avalia Junior da Femac.

A secretária da Fazenda, Sueli Pereira, também lembra que, “além de pagar salários em dia e, às vezes até antecipado, é bom que se diga que também estamos rigorosamente em dia com nossos fornecedores”.
Ela revela que do total de R$29,6 milhões pagos nesta quinta-feira aos servidores, R$8.603.658,33 são da Autarquia Municipal de Educação (AME); R$5.697.490,47 referentes à Prefeitura de Apucarana; R$5.693.538,46 à Autarquia Municipal de Saúde (AMS); e R$187.895,41 pagos aos servidores do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).