Apucarana implanta novo modelo de poda de árvores para atender mais rápido pedidos da população

Apucarana iniciou nesta terça-feira (08/07) a implantação de um novo modelo para a poda de árvores em áreas públicas. O objetivo é agilizar os serviços, realizar ações preventivas e atender a demanda represada de pedidos da população, especialmente os laudos de avaliação.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, o novo modelo permitirá organizar melhor as equipes e otimizar o cronograma. A programação de trabalho está sendo planejada visando atender as solicitações específicas da população, como laudos de vistoria, e realizar podas preventivas em locais estratégicos, como avenidas de grande movimento e áreas de lazer.

Outro avanço destacado pelo secretário é o mutirão de avaliação de laudos pendentes, que já reduziu pela metade um passivo de quase dois mil processos herdados da gestão anterior. “Tínhamos pedidos desde 2018 aguardando vistoria. Agora, com esse novo modelo, vamos agilizar os atendimentos e a execução dos laudos”, afirmou Diego Silva.

A primeira ação deste novo modelo aconteceu hoje no entorno do Lago Jaboti, com a poda de galhos que estavam prejudicando a visibilidade, oferecendo riscos na pista de caminhada e prejudicando a iluminação pública.

O contrato firmado pela Prefeitura com empresa especializada foi estruturado por carga horária semanal e não mais por número de árvores podadas. “Antes, o pagamento era feito por quantitativo de serviço, o que dificultava o trabalho preventivo e até o atendimento de situações pontuais. Conforme previsto no novo modelo, a empresa receberá um valor fixo por mês para cumprir 44 horas semanais de serviço” explica o secretário Diego Silva. Segundo ele, o contrato segue critérios de segurança, com caminhões com menos de 10 anos de uso, além de exigir uma quantidade mínima de profissionais que é de nove pessoas, uso de uniformes e equipamentos de proteção. O secretário informa ainda que o contrato foi celebrado com a Nivisa Soluções Ambientais, empresa vencedora da licitação.

Anunciada a saída de Marcos Dias e a entrada de Emerson Toledo na Secretaria de Indústria e Comércio de Apucarana

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, comunicou nesta segunda-feira (07/07) uma mudança na equipe do primeiro escalão do município. Marcos Dias, que ocupava a Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, deixou o cargo, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, assumirá a vaga.
Durante a coletiva, o prefeito agradeceu a Marcos Dias pelo trabalho realizado. “Queremos reconhecer, com muita gratidão, o esforço do nosso secretário de Indústria e Comércio, Marcos Dias, que aceitou esse desafio por seis meses. Os primeiros meses foram de muitas dificuldades, pois ele chegou, conheceu a secretaria, entendeu o que precisava ser feito e trabalhou arduamente. Marcos é advogado, despachante, trabalha com seguros e possui várias atividades, mas se afastou de tudo isso para estar conosco nesse período”, destacou Rodolfo Mota.
O prefeito também fez uma prestação de contas apontando diversas ações de Marcos Dias à frente da pasta, ressaltando a importância do trabalho nos bastidores. “Muitas vezes, esse esforço não aparece nos anúncios, solenidades ou entregas, mas é fundamental para o desenvolvimento de Apucarana. É uma secretaria que, às vezes, algum desavisado, alguma pessoa pode dizer que não aconteceu, que ele não fez. Pelo contrário, é uma secretaria que trabalha estrategicamente, é uma secretaria que trabalha nos bastidores em parceria com instituições, planejando o futuro da cidade. Quero agradecer e reconhecer o empenho do Marcos”, afirmou Rodolfo Mota.
Em seguida, Rodolfo Mota anunciou que Emerson Toledo, que atua como secretário de Assuntos Estratégicos, assumirá também a Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego. “O trabalho será dobrado, mas o salário permanece o mesmo. Ainda há muito a fazer para projetar Apucarana para o futuro, e continuaremos esse trabalho que o Marcos vinha realizando”, afirmou o prefeito.
Por fim, o chefe do Executivo municipal informou que Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador, que faz um trabalho reconhecido no estado, tendo feito mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre, agora fará também um trabalho de gestão, apoiando Emerson Toledo nas ações da secretaria. Leiroz, a exemplo de Toledo, não receberá aumento de salário para exercer a dupla função.

Prefeitura de Apucarana compra terreno estratégico para construir nova sede do Corpo de Bombeiros

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, anunciou nesta segunda-feira (07/07), durante coletiva no gabinete, a aquisição de um terreno de 4.480 metros quadrados localizado em uma região estratégica, em frente ao Max Atacadista do grupo Muffato, onde atualmente funciona a garagem da Viação Garcia. No local, será construída a nova sede do Corpo de Bombeiros. O valor investido na desapropriação amigável com a empresa Bus Administração e Participação LTDA, é de R$ 3.584.000,00, que será pago à vista com recursos próprios do município.
“Estamos trabalhando para que possamos fazer nesse terreno alguns investimentos, como a instalação de novos serviços e prédios públicos que atendam melhor nossa comunidade. Estamos em um grande desafio, buscando projetos de investimento do nosso governador Ratinho Júnior. Uma dessas obras – a nova sede própria do Corpo de Bombeiros – dependia da desapropriação desse lote. Já realizamos tratativas burocráticas junto ao secretário estadual de segurança pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, ao comando geral do Corpo de Bombeiros e ao comandante local, major Leandro José Callegari. Esse trabalho, feito a muitas mãos, envolve técnicos, engenheiros e também a força e a vontade política dos nossos deputados Do Carmo, Delegado Jacovós, e do secretário de Saúde, Beto Preto”, afirmou Rodolfo Mota.
“O município de Apucarana, apesar de ser a cidade que mais deve no Brasil e de ter ficado uma década sem recolher o INSS de seus professores e servidores públicos, vem realizando desde janeiro um trabalho sério de controle de gastos, renegociação de contratos, redução de despesas e da folha de pagamento. Assim, em apenas seis meses, conseguimos ter quase R$ 3,6 milhões em caixa para pagar à vista a compra desse lote. A negociação está em andamento, assinamos o acordo, e nos próximos dias sairá à escritura e o pagamento. Depois, através da Câmara Municipal, será feita a doação do imóvel ao Governo do Estado, que iniciará a licitação e as obras”, completou o prefeito.
“Esse é um sonho antigo da nossa unidade. A lei que criou o Corpo de Bombeiros de Apucarana foi assinada em 1975, mas a corporação começou a funcionar de forma precária em 1978, em um prédio cedido pela prefeitura. Posteriormente, adquiriram um terreno ao lado e fizeram ampliações. Em 2024, passou a ser denominado 11º Batalhão de Bombeiros. Sempre houve o desejo de construir uma sede mais adequada para o quartel de Apucarana. Quanto mais rápido os bombeiros chegarem às ocorrências, maior será a chance de salvar vidas. O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson, já se comprometeu a liberar a licitação da obra ainda este ano. Por ser uma construção modular, o processo deve ser bem rápido. Tenho fé de que, em breve, o Corpo de Bombeiros estará instalado em uma sede que comporte todas as viaturas e equipamentos”, afirmou o comandante Callegari. O Corpo de Bombeiros atende atualmente 19 municípios no Vale do Ivaí, incluindo Apucarana. Para a construção da nova sede, o governo do Estado investirá R$ 14,3 milhões na obra.
Acompanharam o anúncio, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, os vereadores Moisés Tavares, líder do prefeito, Sidnei da Levemlimp, Luciano Facchiano, secretários e a imprensa.

Mochilas para estudantes serão entregues após o recesso nas escolas, anuncia prefeitura de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação, inicia, logo após o recesso escolar, a entrega das mochilas escolares para os mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino, inclusive os alunos da APAE. O item passa a compor o kit escolar gratuito oferecido pela administração municipal, que já incluem uniformes e material didático.
O investimento soma mais de  R$ 800 mil em recursos próprios – mochilas (R$ 648.212,50) e regatas (R$ 153.266,80) – e reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação e com o apoio direto às famílias apucaranenses.
“Em fevereiro nós anunciamos a inclusão de dois novos itens no nosso kit de uniforme escolar, a mochila e a regata, agora, com as mochilas prontas, vamos começar a distribuição assim que os alunos retornarem do recesso. É mais uma ação concreta do nosso governo, que cuida das pessoas e olha com carinho para a educação”, destacou o prefeito Rodolfo Mota.
A secretária de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, também comemorou a chegada das mochilas e lembrou a importância do benefício para as famílias. “Muitas crianças não tinham uma mochila adequada. Agora, com esse novo item, somado ao uniforme e material pedagógico, garantimos que todos tenham mais dignidade e conforto no dia a dia escolar”, afirmou.
A entrega será feita diretamente nas unidades escolares, com apoio das equipes da Autarquia de Educação, tão logo os alunos retomem as aulas, e seguirá um critério simples: os pais que já adquiriram mochilas por conta própria poderão utilizá-las normalmente neste ano letivo. As mochilas da prefeitura serão entregues aos alunos cujos pais manifestarem interesse junto a direção da escola.
As mochilas são padronizadas, resistentes e foram adquiridas por meio de processo licitatório. Além de representar economia no orçamento das famílias, o kit escolar completo fortalece a permanência e o rendimento dos alunos na escola, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade.
Uniformes começaram a ser entregues em maio e APAE é incluída pela primeira vez
A entrega dos uniformes escolares em Apucarana teve início em maio de 2025, com a distribuição do primeiro lote aos alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal.
Um marco histórico nesta etapa foi a inclusão, pela primeira vez, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no sistema de distribuição de uniformes escolares da cidade. Os 460 alunos da instituição receberam os mesmos itens fornecidos às escolas da rede municipal, assegurando igualdade de direitos e reconhecimento à educação especial.

“Essa entrega representa mais do que uniformes. É o reconhecimento do direito que essas crianças sempre tiveram, mas que por muito tempo foi negado”, destacou o prefeito Rodolfo Mota durante a cerimônia realizada no dia 9 de junho, na sede da APAE de Apucarana.
A ação foi celebrada com emoção por familiares, equipe pedagógica e direção da instituição, que promoveram apresentações culturais e entregaram ao prefeito cartas e desenhos de agradecimento, simbolizando a importância e o impacto da iniciativa para toda a comunidade apaeana.

Milhares de pessoas prestigiam festas julinas da rede municipal de educação em Apucarana

As festas juninas e julinas, tradições culturais profundamente enraizadas na identidade brasileira, estão movimentando as unidades de ensino da rede municipal de Apucarana. A Autarquia de Educação retomou esse ano as celebrações típicas em seus 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 36 Escolas Municipais, promovendo momentos de alegria e integração.

Entre os dias 3 e 6 de julho, foram realizadas 28 festas, sendo sete internas — voltadas apenas a estudantes, professores e funcionários — e 21 abertas à comunidade, fortalecendo o vínculo entre as escolas e as famílias.

Neste final de semana, o prefeito Rodolfo Mota percorreu diversas unidades escolares e participou da maioria das festividades, por onde passaram milhares de pessoas. “Estou muito feliz por retomar uma tradição tão importante para nossa cidade, atendendo a um pedido que as pessoas me fizeram ainda durante a campanha eleitoral. As festas juninas e julinas realizadas pelas escolas são um momento de celebração da cultura popular, de alegria e de integração das crianças, pais, professores, coordenadores e até do comércio local” afirmou.

Durante os eventos, os participantes puderam saborear comidas e bebidas típicas, como pipoca, canjica, pé-de-moleque e chá de amendoim. Além disso, as crianças encantaram o público com apresentações artísticas preparadas com carinho pelas equipes pedagógicas.

“A realização dessas festas é uma excelente oportunidade para aproximar as famílias do ambiente escolar e fortalecer a parceria entre professores, pais e responsáveis”, destacou a secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato.

As festividades seguem até o próximo final de semana (13/7), com programação em diversas escolas e CMEIs. Confira o cronograma:

 

UNIDADE DE ENSINO DATA HORÁRIO PÚBLICO DA FESTA
Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager 7 e 8 de julho 18h30 às 19h30 Aberta à comunidade
CMEI Professora Laura Mareze Martinelli 8 de julho 14 horas Interna
Escola Municipal Fernando José Acosta 8 de julho 14h às 16h30 Interna
Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco 8 e 9 de julho 15h30 às 16h30 Aberta à comunidade
Escola Municipal Professora Maria Tereza Gebrim Preto 8 de julho 14h30 às 16h30 Interna
CMEI Alice Pereira de Araújo 8 de julho 9 horas Interna
CMEI Professora Marisa Beltoni Felipe 8 de julho 9 horas Interna
CMEI Ana Luizão Festi 8 de julho 8h30 Interna
Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo 9 de julho 7h30 às 11h30 / 12h30 às 16h30 Interna
Escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima 9 de julho 8 às 9 horas Interna
Escola Municipal João Batista 9 de julho 12h30 às 16h30 Interna
Escola Municipal Papa João XXIII 9 de julho 13 às 16 horas Interna
Escola Municipal Professor Alcides Ramos 9 de julho 19 horas Aberta à comunidade
Escola Municipal Mateus Leme 9 de julho 9h50 às 10h50 / 14h50 às 15h50 Interna
Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire 9 de julho 14h30 às 16h30 Aberta à comunidade
CMEI José Ignácio Neto 9 de julho 9 horas Interna
CMEI Luís Aníbal Matiuzzi 9 de julho 8h30  Interna
CMEI Jandira Gomes Scarpelini 9 de julho 8h30 Inerna
CMEI Geralda Siqueira Bormaita 9 de julho 14h30 Interna
CMEI Antonio do Carmo Robeiro 9 de julho 14 horas Interna
CMEI Benedito Leugi 9 de julho 8 horas Interna
Escola Municipal Professor Durval Pinto 13 de julho 11 às 18 horas Aberta à comunidade

 

Prefeitura leva iluminação 100% LED a parques industriais e prepara modernização de toda a cidade

Todos os parques industriais públicos de Apucarana agora contam com iluminação pública 100% em tecnologia LED. O novo padrão – que será levado para toda a cidade – oferece maior eficiência energética, economia para os cofres públicos e mais segurança para quem circula pelos locais.

A modernização foi realizada nos parques industriais da Juruba, Oeste I e II, Zona Norte, Sebastião de Lima Castro Vilas Boas (próximo ao Adriano Correia), Rua Brother Linda (região da Vila Rural Nova Ukrânia), Travessa Makoto Kutsunugi (próximo à antiga Kowalski) e Rua Grande Alexandre (nas imediações do Estádio Olímpio Barreto).

O prefeito Rodolfo Mota lembra que a iniciativa foi anunciada no evento de planejamento “100 Dias de Futuro”, realizado em abril, com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Elio Pinto. “Fizemos este anúncio histórico, organizamos o cronograma e executamos o serviço dentro do prazo, atendendo compromisso assumido com os trabalhadores e empresários”, destaca Mota.

Segundo o prefeito, a iluminação em LED é o novo padrão adotado pela cidade. “Vamos levar esse mesmo modelo para toda a área urbana de Apucarana. Já temos uma parceria firmada com o Governo do Estado, por meio do Programa Ilumina Paraná, com investimento previsto de R$ 10 milhões”, informa.

De acordo com o Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o investimento nos parques industriais foi de cerca de R$ 350mil. Thalles explica que os recursos aplicados nesta ação são oriundos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), usados na manutenção e para fazer investimentos na modernização do sistema.

De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Nilton Antônio Fornaciari Junior, foram substituídas 438 luminárias. “As antigas luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico foram trocadas por luminárias de LED, na potência de 100 watts. Essa modernização melhora muito a segurança, além de proporcionar mais conforto visual. Quem sai do trabalho à noite agora encontra as ruas  mais iluminadas, com um padrão que em breve será ampliado para toda a cidade”, projeta o engenheiro eletricista.

Assistência Social de Apucarana movimenta idosos com “arraiá julino”

O tradicional baile da terceira idade, realizado às sextas-feiras no Clube 28 de Janeiro, ganhou um clima especial nesta semana. Organizado pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, o evento teve como tema o “Arraiá Julino” e contagiou os cerca de 200 participantes com muita música, danças típicas e comida.

“Com este momento, visamos proporcionar diversão e convivência aos idosos atendidos pelos programas sociais do município”, explica Fabíola Carrero, secretária municipal da Assistência Social. Ela destaca que a coordenação dos bailes está sob responsabilidade da Diretoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, conduzida por Jéssica Mantovani e sua equipe.

O prefeito Rodolfo Mota ressalta que os bailes são momentos valiosos de vivência social. “Mais do que uma atividade de descontração, essa iniciativa coordenada pela nossa equipe da Assistência Social visa promover o bem-estar físico e mental dos idosos, fortalecendo vínculos e amizades”, afirma.

Com entrada gratuita, os bailes acontecem sempre às sextas-feiras, a partir das 13h30, e reúnem, em geral, idosos que participam dos Grupos Conviver. “Além de ser um espaço de confraternização, os bailes trazem uma série de benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. A dança é uma atividade completa que promove bem-estar e qualidade de vida na terceira idade”, finaliza Fabíola Carrero, secretária municipal.

O registro em vídeo da festança pode ser conferido na rede social.

Prefeitura de Apucarana promove capacitação para motoristas e operadores de máquinas, obrigatório para garantir pagamento de abono salarial

A Prefeitura de Apucarana está investindo na qualificação dos servidores que atuam na condução de veículos e na operação de máquinas. Entre os dias 5 e 20 de julho, 42 motoristas e 10 operadores de máquinas participarão de cursos de capacitação profissional voltados às áreas de transporte, operação de equipamentos e segurança do trabalho.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a administração municipal destinou R$ 21.900,00 para a aquisição dos cursos. “Em abril, implantamos um abono salarial de R$ 1.300,00 para motoristas e operadores de máquinas. Essa iniciativa corrigiu uma injustiça histórica. Em gestões anteriores, foi criado um abono apenas para motoristas concursados da Saúde e da Educação, deixando de fora os que atuam em outras secretarias. Agora, todos estão em condições de igualdade”, afirmou.

Segundo o prefeito, além de valorizar esses profissionais, a medida visa equiparar a remuneração dos motoristas da administração municipal aos valores praticados na iniciativa privada. “A participação regular nos cursos de capacitação é um dos requisitos para que motoristas e operadores tenham direito ao abono”, completou.

A empresa Bianchi Engenharia e Segurança será responsável pela formação dos servidores. Serão oferecidos os seguintes cursos:

• NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

• NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

• MOPP – Movimentação e Operação de Produtos Perigosos

• Transporte de Cargas Indivisíveis

Participarão da capacitação servidores vinculados à Autarquia Municipal de Saúde, à Autarquia Municipal de Serviços Funerários e às secretarias de Serviços Públicos, Obras, Assistência Social, Promoção Artística, Cultural e Turística, Esportes, Agricultura, além da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Agência do Trabalhador de Apucarana fecha semestre com mais de 5 mil atendimentos

Confirmando seu status como uma das unidades mais ativas do Paraná, a Agência do Trabalhador de Apucarana realizou 5.381 atendimentos de janeiro a junho deste ano. O resultado é fruto da nova política de promoção da empregabilidade, implementada pelo prefeito Rodolfo Mota.

“Quem efetivamente gera emprego é a iniciativa privada, por isso temos focado no fortalecimento de laços com todos os segmentos econômicos da cidade, bem como no estreitamento das relações entre a agência e as secretarias municipais. Na prática, isso tem se revertido em um novo e ainda mais positivo ritmo de trabalho, gerando desenvolvimento econômico e ampliando as oportunidades para trabalhadores e empresas”, afirma o prefeito.

Segundo o gerente da unidade, Neno Leiroz, do total de atendimentos, 3.488 foram direcionados a vagas de emprego e 1.122 envolveram entrada e recurso de seguro-desemprego. “Realizamos ainda 208 atendimentos para inscrições em cursos de qualificação profissional e 563 atendimentos e visitas técnicas a empresas do município”, informa Leiroz, destacando a nova dinâmica da agência.

“Desde janeiro, o trabalho da agência tem sido realizado em parceria com o prefeito Rodolfo Mota e com diversas secretarias do município, o que amplia o alcance das ações e garante maior eficiência. Tenho sempre frisado que, mais do que números, são vidas impactadas, sonhos reacendidos e portas que se abriram”, pontua o gerente.

Parcerias e resultados — Entre as iniciativas de destaque, ele cita o Programa Empregabilidade Mulher, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, comandada pela primeira-dama Karine Mota; o Empregabilidade 50+, voltado à inserção de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho e realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social; e a participação na Feira de Profissões do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo. “Temos ainda parceria com o 30º BIMec/Exército Brasileiro, com encaminhamento de ex-militares ao mercado de trabalho, e uma forte atuação junto ao setor empresarial, onde realizamos neste primeiro semestre mais de 500 atendimentos diretos às empresas, compreendendo suas demandas e facilitando as contratações”, resume Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

Serviço: Informações sobre vaga de trabalho podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível consultar as vagas em aberto pela internet, no site da Prefeitura de Apucarana, no endereço: http://www.apucarana.pr.gov.br/.

Prefeitura de Apucarana convoca servidores com precatórios trabalhistas para recebimento antecipado de valores

A Prefeitura de Apucarana está convocando credores de precatórios trabalhistas, tanto do Município quanto das autarquias, para manifestarem interesse em celebrar acordo para o recebimento antecipado de valores. O edital de convocação nº 1/2025 já foi publicado no Diário Oficial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT9). Os credores interessados devem se habilitar até o dia 12 de agosto de 2025, junto ao Juízo Auxiliar da Presidência em Precatórios do TRT9. O requerimento de adesão deve ser realizado pelos advogados dos credores.

O prefeito Rodolfo Mota explica que a medida busca reduzir uma dívida histórica de precatórios do Município e reparar, pelo menos em parte, prejuízos antigos sofridos pelos servidores. “Durante muitos anos, os servidores precisaram recorrer à Justiça para garantir direitos estabelecidos por lei e que foram negados por administrações passadas, como por exemplo de FGTS”, explica Rodolfo Mota.

O prefeito afirma que são processos que se arrastam há mais de 15 anos. Embora os servidores tenham conquistado o direito na Justiça, muitos ainda não receberam porque aguardam na fila de pagamento dos precatórios. “Agora, com responsabilidade financeira, estamos oferecendo a oportunidade de antecipar esses pagamentos”, afirma Mota.

Segundo o prefeito, já foram reservados cerca de R$ 2 milhões para os acordos e, na sequência, está programado mais um aporte, que atingirá um valor total de R$ 3 milhões.  Rodolfo Mota salienta ainda que a iniciativa representa mais um compromisso de valorização dos nossos servidores. “Assim como já fizemos com a implantação dos avanços e das progressões salariais a todos os servidores, do salário-mínimo municipal e da antecipação da primeira parcela do 13º salário que será depositado no dia 11, além de cursos, treinamentos, novos equipamentos e veículos para dar melhores condições de trabalho”, completa o prefeito.

O procurador-geral do Município, Rubens Henrique de França, esclarece que essa é a segunda oportunidade de acordos promovida pela Prefeitura em 2025. “No início do ano, foi direcionado a servidores que tinham precatórios na justiça comum, que são os mais recentes. Desta vez, estamos realizando este acordo com os servidores que possuem precatórios na Justiça do Trabalho, que são os processos mais antigos, iniciados antes de 2011 e ainda não quitados”, afirma França.

Para participar, o credor precisa protocolar, através do seu advogado, um formulário próprio no Processo Judicial Eletrônico de Segundo Grau (PJe2), nos autos do precatório, selecionando a opção “Acordo” como tipo da petição e informando na sua descrição “Habilitação – Acordo Direto – Apucarana”.

Após a homologação do acordo, o pagamento antecipado será feito com deságio de 40% sobre o valor devido, respeitando a ordem cronológica de emissão dos precatórios.

Serviço: Os advogados dos credores podem consultar o edital completo, a lista cronológica de precatórios e acessar o formulário de habilitação pelos links abaixo:

Edital de convocação: https://www.trt9.jus.br/portal/arquivos/8933738

Formulário para habilitação:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScndcs-ij6K9AARnW10XLJjxDBpHsUoquosDQ2ljroj27RXYg/viewform?pli=1

Lista cronológica de precatórios do TRT9: https://pje.trt9.jus.br/gprec-frontend/precatorio

Para mais informações, o contato pode ser feito diretamente na Procuradoria-Geral do Município, pelo telefone (43) 3422-4000 ou presencialmente na Prefeitura.