Secretaria de Segurança e Trânsito de Apucarana realiza manutenção em semáforos auxiliares de 12 cruzamentos centrais

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) iniciou nesta semana um trabalho de manutenção de semáforos da área central. O serviço, realizado por uma empresa especializada, envolve as chamadas caixas “I” (semáforos auxiliares), equipamentos instalados na parte inferior dos suportes dos semáforos e que funcionam como reforço visual à sinalização principal. Ao todo, 12 pontos passam pelo processo de retirada e manutenção técnica das caixas.

Segundo o secretário da pasta, major Vilson Laurentino da Silva, os equipamentos começaram a apresentar falhas e, por isso, o prefeito Rodolfo Mota autorizou a realização do serviço. “São caixas que servem de apoio ao semáforo principal, ajudando na visibilidade, especialmente para motoristas que estão mais próximos ao cruzamento. Assumimos o trânsito em janeiro e não encontramos registros de que manutenção semelhante tenha sido feita. Então acreditamos que nunca receberam cuidados técnicos desde a instalação. Essa falha operacional, em não promover manutenção periódica, está gerando vários problemas de funcionamento”, diz major Vilson, destacando que agora a prefeitura viabilizou a manutenção completa para que operem de modo a oferecer total segurança a pedestres e condutores.

Dos 12 pontos que passam pelo procedimento, nove estão localizados na Rua Ponta Grossa, desde o cruzamento com a Rua Miguel Simão até a região do Corpo de Bombeiros. Os outros três ficam na Avenida Minas Gerais, nos seguintes cruzamentos: Avenida Minas Gerais x Rua Firman Neto; Avenida Minas Gerais x Rua Carlos Schmidt; Avenida Minas Gerais x Avenida Paraná (próximo à Avenida São João).

As caixas “I” que estão sendo retiradas passarão por manutenção especializada. “A empresa responsável informou que o prazo para reinstalação é de uma semana a dez dias. Durante esse período, o semáforo principal continuará funcionando normalmente, mas sem esse reforço inferior”, informou o major Vilson.

Atenção redobrada – O secretário pede paciência e atenção redobrada por parte da população durante os dias de manutenção. “Os semáforos principais continuam funcionando normalmente, mas os motoristas devem estar atentos à ausência momentânea do componente inferior, que é um reforço visual importante. É uma medida preventiva para garantir maior segurança no futuro”, reforça Vilson.

Prefeitura de Apucarana anuncia nova conquista: a construção de um CMEI no Residencial Interlagos

A população do Residencial Interlagos será beneficiada com a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A autorização para a abertura do processo licitatório foi concedida ontem (2/7) pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a nova unidade de ensino foi viabilizada por meio do Programa Infância Feliz Paraná, com apoio do deputado estadual Anibelli Neto. “Estamos muito felizes em anunciar a construção deste CMEI, uma demanda antiga da comunidade. Essa obra reflete o compromisso da nossa gestão com o cuidado às pessoas e a construção de um futuro melhor. Agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual Rogério Carboni por viabilizarem esse importante investimento para Apucarana”, afirmou o prefeito.

Com 456,86 metros quadrados de área construída, o projeto arquitetônico do CMEI contempla três salas de aula, sanitários infantis e adultos (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência), espaço para amamentação, refeitório, pátio coberto, brinquedoteca, sala dos professores, diretoria, secretaria, cozinha, despensa, lavanderia e um jardim sensorial.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, ressaltou que a estrutura foi planejada para garantir um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para o desenvolvimento das crianças. “O projeto prevê o funcionamento da unidade em dois turnos (manhã e tarde), possibilitando, portanto, o atendimento de até 92 crianças por dia,” disse.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, informou que o processo licitatório será realizado na modalidade de concorrência, com prazo estimado de 60 dias. “A prefeitura já disponibilizou o terreno para a obra, localizado na Rua Gil Ávila Ribeiro”, concluiu.

Após falhas recorrentes, SAMU de Apucarana trocará operadora para garantir estabilidade no atendimento 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Apucarana (SAMU) anunciou hoje (quinta-feira – 03/07) a troca de prestadora de serviços de telefonia. A decisão, segundo o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, foi motivada pelo histórico de falhas com a atual operadora responsável pela linha de chamadas 192.

De acordo com o secretário, a situação chegou ao limite, o que levou a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) a iniciar o processo de portabilidade do número para uma nova empresa — que já presta serviços à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

“O SAMU enfrenta problemas técnicos de telefonia há muito tempo. Assumimos a Prefeitura em janeiro e, desde então, intensificamos o diálogo com a operadora para que as falhas fossem definitivamente sanadas, garantindo estabilidade ao sistema de emergência. Contudo, apesar de todas as tentativas e esforços, os problemas persistem. Não podemos mais permitir que um serviço tão importante para a população, como é o SAMU, permaneça nesse impasse”, afirma Guilherme de Paula.

O coordenador do SAMU, enfermeiro Miquéias Romagnolo, destaca que foram inúmeras as tentativas de resolução. “Registramos boletim de ocorrência, abrimos dezenas de protocolos. Por orientação da operadora, chegamos a trocar todo o equipamento, mas os problemas persistem, dificultando o nosso trabalho, que é salvar vidas”, ressalta o coordenador. Ele informa ainda que, diante da gravidade da situação, o caso chegou a ser acompanhado pelo Ministério Público. “Com a mudança de operadora, o problema de comunicação entre quem precisa do atendimento do 192 e a central de regulação deve ser resolvido. Isso nos dará a segurança necessária para cumprir nosso principal objetivo: chegar o mais rápido possível às situações de urgência e emergência”, pontua Romagnolo.

Missão – O secretário Guilherme de Paula reforça a importância de a população seguir corretamente o protocolo de atendimento. “Sabemos que, ao ligar para o 192, a pessoa está em um momento de aflição. Ainda assim, é fundamental que responda com clareza todas as perguntas da central de regulação, que atende a 17 municípios. É imprescindível informar nome, cidade de origem, endereço com ponto de referência (como escola, mercado, posto de saúde) e descrever o que está acontecendo”, orienta.

A partir da chamada, os técnicos auxiliares coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e, então, transferem a ligação ao Médico Regulador. Esse profissional identifica a emergência, pode oferecer orientações de saúde e, quando necessário, aciona as unidades móveis. Na impossibilidade de contato pelo telefone 192, a pessoa deve acionar o Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências), do Corpo de Bombeiros do Paraná, pelo telefone 193.

QUANDO CHAMAR O SAMU 192

Problemas cardiorrespiratórios; Intoxicação exógena e envenenamento; Queimaduras graves; Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; Tentativas de suicídio; Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; Acidentes ou traumas com vítimas; Afogamentos; Choque elétrico; Acidentes com produtos perigosos; Suspeita de infarto ou AVC (sintomas como alteração súbita na fala, perda de força em um dos lados do corpo e desvio da comissura labial); Ferimentos por arma de fogo ou arma branca; Soterramentos ou desabamentos com vítimas; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192

Febre prolongada; Dores crônicas; Vômito e diarreia; Cólica renal; Dor de dente; Troca de sonda; Cortes com pouco sangramento; Entorses; Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio; Transporte para consultas médicas ou realização de exames; Transporte de óbitos.

Obs.: Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em situações de baixa complexidade, o paciente deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Apucarana promove conferência para fortalecer políticas públicas de Assistência Social

A cidade de Apucarana está realizando a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de debater e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção social. A abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (2/7), no Cine Teatro Fênix, e os trabalhos prosseguem ao longo desta quinta-feira (3/7), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência”, a conferência reúne gestores públicos, profissionais da área, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes da sociedade civil organizada e usuários dos serviços socioassistenciais.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, o encontro representa uma oportunidade essencial de escuta e participação popular. “A conferência permite que todos os envolvidos avaliem as ações existentes, proponham melhorias e contribuam para o fortalecimento das políticas de assistência social em nossa cidade. É um espaço democrático de construção coletiva, fundamental para garantir direitos e proteger aqueles que mais precisam,” destacou.

O prefeito Rodolfo Mota reforçou o compromisso de sua gestão com o cuidado às pessoas. “Para cuidar das pessoas é necessário, antes de tudo, ouvi-las. Em Apucarana, temos trabalhado com firmeza para assegurar qualidade de vida a todos: crianças, mulheres, idosos e demais públicos,” afirmou.

A conferência foi aberta com a palestra magna “Desafios e perspectivas para a reconstrução do SUAS nos territórios”, ministrada pela professora Milene Secon, doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante sua apresentação, ela ressaltou os 20 anos de trajetória do SUAS, enfatizando que a assistência social é um direito universal e um dever do Estado.

Ao longo da programação, os participantes estão discutindo propostas e devem eleger os delegados que representarão o município na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para outubro, em Foz do Iguaçu.

“Nós estamos muito felizes com a realização deste encontro municipal porque, com certeza, teremos a construção de uma Assistência Social com mais dignidade para todos,” acrescentou a secretária Fabíola Carrero.

Acompanharam a abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, na noite de ontem (2/7), no Cine Teatro Fênix, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, a primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota e os vereadores Moisés Tavares e Guilherme Livoti, entre outras autoridades.

CEMSA recebe visita de estudantes da rede municipal de Apucarana

Na tarde desta quarta-feira (2/7), os alunos do 2º ano das escolas municipais Professora Marta Pereira da Silva (Jardim Menegazzo) e Professora Maria Madalena Côco (Vila Martins) vivenciaram uma experiência diferente. Eles visitaram a sede do Centro Municipal de Saúde Animal (CEMSA), onde tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no resgate, reabilitação e adoção de cães e gatos. A visita faz parte de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Saúde e a Autarquia Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com o diretor do CEMSA, o biólogo Fernando Felippe, o objetivo principal da ação é sensibilizar as crianças sobre a responsabilidade envolvida na adoção de um animal. “Durante os seis meses em que estou à frente do CEMSA, percebi que muitas pessoas, ao adotarem um animal, desconhecem o tempo de vida que ele pode ter, além dos cuidados e despesas que exigem. Este trabalho de conscientização ambiental com as crianças é fundamental para reduzirmos o número de animais abandonados no futuro”, explicou.

A coordenadora do PSE na Autarquia de Saúde, enfermeira Sabrina Menegazzo Candeo Marchi, destacou que todos os estudantes do 2º ano das 36 escolas municipais de Apucarana participarão das visitas ao CEMSA. “Hoje iniciamos o projeto com a visita dessas duas escolas. As demais também terão sua vez. As visitas ocorrerão sempre às quartas-feiras, ao longo do segundo semestre letivo”, afirmou Sabrina.

Atualmente, o CEMSA abriga cerca de 160 animais, entre cães e gatos. “Quando assumi a direção do CEMSA, o número de animais era de 230. No entanto, graças a um intenso trabalho de divulgação nas redes sociais, muitas pessoas estão nos procurando para adotar. Sempre que um interessado aparece, conversamos detalhadamente, explicando os deveres da adoção e os cuidados com os maus-tratos. Se percebemos que a pessoa está preparada, formalizamos a adoção com a assinatura de um termo de responsabilidade”, explicou o diretor.

Durante a visita, além de conhecerem os cães e gatos abrigados no CEMSA, os estudantes também tiveram a chance de interagir com uma Coruja de Igreja e duas cobras não peçonhentas, sendo uma jiboia arco-íris e uma jiboia ocidental. “Trouxe esses animais silvestres, que são meus de estimação, legalizados pelo Ibama, para despertar ainda mais a curiosidade das crianças e incentivá-las a compartilhar, em casa, os conhecimentos adquiridos aqui”, concluiu Fernando Felippe.

Prefeitura anuncia prorrogação do REFIS por mais 60 dias em Apucarana e mantém condições facilitadas de pagamento

O Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis 2025), direcionado a atender contribuintes interessados em regularizar débitos com a Prefeitura de Apucarana, será prorrogado por mais 60 dias. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodolfo Mota nesta quarta-feira (02/07). Segundo prevê a Lei Municipal nº 056/2025, o prazo para adesão ao programa se encerraria nesta sexta-feira (04/07), abrangendo renegociação de diversas taxas e impostos, como IPTU, ISS, taxa de coleta de lixo, Alvará de Licença, taxa de iluminação pública, entre outros, vencidas até 31 de dezembro de 2024.

Mota salienta que a medida visa proporcionar mais tempo para quem deseja estar em dia com a prefeitura e obter descontos de até 100% em multas e juros. “O Refis está em vigência desde o dia 5 de maio. Neste período, muitos contribuintes já renegociaram suas pendências. Sabemos do atual cenário econômico de grande parte das famílias, sobretudo em um período pós-pandemia. Por isso, instituímos um REFIS com condições inéditas, que agora está tendo seu prazo de adesão estendido para que mais cidadãos possam aproveitar”, disse o prefeito Rodolfo Mota, frisando que a programa tem aval dos vereadores.
O prefeito reforça ainda que dentro do atual mandato não será possível nova edição do REFIS e a chance é agora. “Não queremos que os débitos sejam ajuizados. Não é positivo para o contribuinte e nem mesmo para a prefeitura, por isso pedimos que a pessoa busque informações sobre o programa. Faça uma simulação sobre as condições de pagamento, que com certeza terão opções que vão caber no bolso”, reforçou Mota.

Para o pagamento do débito em até quatro parcelas, o contribuinte pode obter 100% de descontos em multas e juros. “Também é possível renegociar dívidas para quitação de 5 a 36 vezes, tendo descontos gradativos de juros e multa entre 40% e 70%”, relata Rogério Ribeiro, secretário Municipal da Fazenda.

De acordo com ele, além de negociação de dívidas não ajuizadas, o REFIS possibilita negociar débitos que já estão ajuizados, que são aqueles que estão no fórum. “Os recursos recuperados estão sendo investidos em obras e políticas públicas para a própria população nas áreas da Educação, Saúde, Esporte, Assistência Social, Segurança Pública, Indústria, Comércio, Emprego, entre outras”, conclui o secretário.

Serviço – O atendimento presencial do contribuinte interessado no REFIS acontece no térreo da Prefeitura. “O contribuinte poderá retirar a senha de acordo com a ordem de chegada ou programar o atendimento para a data que for mais conveniente através de agendamento pelo site da prefeitura”, esclarece Rogério Ribeiro, secretário municipal da Fazenda. “É imprescindível, no caso da pessoa física, apresentar o comprovante de endereço e o CPF. O atendente identifica a dívida no sistema e a pessoa então escolhe qual é a condição mais vantajosa: se é pagar à vista, parcelar em 4 vezes, 12, 18, 24 ou até em 36 vezes”, afirma Ribeiro, observando que o contribuinte poderá também consultar – antes do atendimento presencial – o montante da dívida pelo site da Prefeitura, por meio do serviço atende.net.

ESCALA DE DESCONTOS (das multas e juros)

* 1 a 4 parcelas: 100 % de desconto
* 5 a 12 parcelas: 70% de desconto
* 13 a 18 parcelas: 60% de desconto
* 19 a 24 parcelas: 50% de desconto
* 25 a 36 parcelas: 40% de desconto

Prefeitura elimina anotações em papel, informatiza pedidos e agiliza serviços públicos

A Prefeitura de Apucarana abandonou o registro de pedidos no papel e implantou o protocolo digital para atender as solicitações da população. Até o ano passado, os pedidos direcionados à Secretaria Municipal de Serviços Públicos eram anotados manualmente e guardados em uma caixa de sapatos. Com a mudança, todas as solicitações passaram a ser registradas em sistema, o que trouxe agilidade aos serviços e garantiu o atendimento de mais de 90% das demandas.

O prefeito Rodolfo Mota afirmou que a cultura do papel predominava em diversos setores da administração. “Não é concebível que, com toda a tecnologia disponível, os pedidos da população fossem parar numa caixa de sapatos e, muitas vezes, o papel fosse perdido ou levado pelo vento”, lamentou Mota, informando que a atual administração já promoveu o mesmo com a Saúde, qualificando a fila de espera por consultas. “Desde o dia dois de abril, os novos agendamentos estão sendo registrados diretamente dentro do sistema informatizado, para evitar risco de esquecimento ou desaparecimento da guia. Ao mesmo tempo, também está sendo lançado no sistema um grande volume de pedidos de consultas que estavam guardados em caixas de papelão pela gestão passada”, relata o prefeito.

O secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, explicou que o protocolo digital foi implantado no final de janeiro. “Desde então, já foram lançados 7.265 pedidos no sistema, com mais de 90% atendidos. O restante vamos atender também, mas isso não aconteceu ainda por motivos climáticos, trâmites de licitação ou por outros fatores que demandam um tempo maior de execução”, pontuou.

O serviço mais solicitado é o recolhimento de móveis, com 3.105 solicitações, seguido pela coleta de galhos, com 1.580 pedidos. Metta destacou que o novo sistema permite maior controle e planejamento. “Pelo CPF da pessoa, consigo verificar se o pedido foi atendido. Quando há uma grande demanda em aberto, como ocorreu recentemente com o recolhimento de móveis, conseguimos definir prioridades e realocar a equipe com eficiência”, exemplificou.

O banco de dados da Secretaria de Serviços Públicos está integrado ao sistema de gestão contratado pela Prefeitura, que atende todos os setores da administração. Diariamente, centenas de solicitações são registradas, envolvendo serviços como recuperação de estradas rurais, recape asfáltico, tapa-buracos, roçagem, desentupimento de bueiros, reparo em passeios públicos, manutenção e limpeza urbana.

Prefeitura de Apucarana paga metade do 13º no dia 11 e vai injetar cerca de R$10 milhões na economia local

A Prefeitura de Apucarana vai pagar no próximo dia 11 de julho a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodolfo Mota, destacando que a antecipação vai garantir um fôlego financeiro aos servidores e injetar aproximadamente 10 milhões de reais na economia local.

Rodolfo Mota afirmou que a medida só foi possível graças a uma série de ações administrativas adotadas no início do ano. “Estamos fazendo um esforço, renegociando contratos, cortando excessos e mordomias que existiam. Tudo isso para que a gente possa agora fazer esse anúncio tão especial valorizando os nossos servidores”, destacou o prefeito.

Entre os desafios enfrentados pela atual gestão, o prefeito citou as dívidas herdadas de INSS, que somam aproximadamente R$ 200 milhões entre a Prefeitura e a Autarquia de Educação. “Retomamos o pagamento de INSS de professores e professoras que não era feito há 10 anos. Retomamos o pagamento de INSS dos servidores da prefeitura que desde 2019, mediante uma grande fraude contra o INSS, também não era recolhido”, esclareceu.

Mesmo diante desse cenário, a administração conseguiu atender a demandas históricas dos servidores, como a criação de um abono que garante salário base de no mínimo R$ 2.100 e a regularização de avanços funcionais e progressões, antes muitas vezes conquistados apenas por via judicial. “Estamos colocando a casa em ordem para, junto com nossos servidores, fazer Apucarana crescer, cuidando das pessoas e construindo o seu futuro”, ressalta.

O secretário municipal de Fazenda, Rogério Ribeiro, informou que o pagamento contempla os funcionários da administração direta (prefeitura) e indireta, incluindo as autarquias de educação e saúde, além do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e da Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa).

Em Apucarana, a Prefeitura realizou um planejamento administrativo e financeiro para quitar o benefício em duas parcelas: a primeira agora, no dia 11 de julho, e a segunda no fim do ano. Tradicionalmente, o valor injetado aquece o comércio e o setor de serviços da cidade.

7ª Conferência Municipal da Cidade discute políticas públicas para o desenvolvimento urbano de Apucarana

No último sábado (28/06), a Prefeitura de Apucarana, por meio do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN), promoveu a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, realizado no auditório da FAP, reuniu cerca de 130 participantes, incluindo servidores públicos, empresários, profissionais liberais e representantes de entidades e universidades. O objetivo foi debater o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.

A conferência foi presidida pelo prefeito Rodolfo Mota, que enfatizou a importância de ouvir as demandas da população. “Discutimos questões fundamentais como segurança, educação, mobilidade urbana, tarifa do transporte público, verticalização das moradias populares e o problema dos furtos de cabeamento nos postes. Esses furtos geram prejuízos para as empresas, que frequentemente ficam sem internet, afetando suas atividades. Além disso, causam acidentes de trânsito, especialmente com motociclistas. Fico feliz em ver tantas pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cidade e em poder ouvir as necessidades da comunidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do IDEPPLAN, a conferência municipal teve caráter preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro. “Durante o encontro, foram eleitos 24 delegados que representarão Apucarana na etapa estadual da conferência, prevista para meados de setembro, em Curitiba. Além disso, foram aprovadas 15 propostas que serão trabalhadas nos próximos anos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de nosso município. Destas 15 propostas, oito serão apresentadas na etapa estadual, visando sua implementação em nível de Paraná”, explicou Ribeiro.

Durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Apucarana, os participantes assistiram às palestras “Cidades Resilientes no século XXI”, proferida pela professora do campus apucaranense da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dra. Daiane Maria de Genaro Chiroli, e “Gestão Estratégica e Financiamento”, ministrada pelo economista Felipe Araújo e pela arquiteta e urbanista Laura Granzotto.

Representantes dos seguintes segmentos participaram da 7ª Conferência Municipal da Cidade: Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA); Federação das Associações de Moradores de Apucarana (FAMMAR); Central de Movimentos Populares (CMP); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (SIVALE); Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (SIVANA); Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa do Dodo; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Câmara Municipal de Apucarana; Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN); Secretaria Municipal de Obras; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego; Secretaria Municipal da Fazenda; Secretaria Municipal de Gestão Pública; e Autarquia Municipal de Educação.

Apucarana capacita servidores para o resgate de animais silvestres

Um Guarda Civil Municipal (GCM) e um agente da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, ambos com atuação direta em ações de fiscalização e proteção ambiental, participaram na última semana, em São Roque, interior de São Paulo, do Curso Intensivo de Resgate de Animais Silvestres.

Segundo destaca o prefeito Rodolfo Mota, a capacitação foi promovida pelo Núcleo da Floresta, do Centro de Pesquisas e Extensão em Fauna e Flora, e o encaminhamento dos servidores integra as ações municipais que visam aprimorar os serviços prestados à população. “A partir de incentivos a capacitações como esta, aprimoramos a atuação das equipes técnicas da Prefeitura de Apucarana, neste caso, ampliando o preparo para ocorrências envolvendo fauna silvestre em áreas urbanas e rurais. Com isso, o município fortalece suas políticas públicas ambientais, garantindo mais segurança tanto para os profissionais envolvidos quanto para os animais resgatados”, observa o prefeito, ressaltando que os servidores serão multiplicadores de conhecimento junto aos demais integrantes do departamento.

As solicitações de resgate de animais silvestres são uma demanda diária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nestes primeiros seis meses do ano, fomos acionados para 167 resgates, envolvendo animais como gambás, serpentes e diversas espécies de aves silvestres”, informa o secretário Diego Silva. Segundo ele, a capacitação de um agente de meio ambiente e outro da Guarda Civil Municipal fortalece o serviço. “A missão inicial de resgate de animais silvestres é da pasta do Meio Ambiente, mas sempre que necessário a GCM nos dá suporte”, explica.

O curso, com carga horária de 20 horas/aula, foi ministrado pelo biólogo especialista Rafael Mana (CRBio 1: 51514/01-D). “Durante a formação, os servidores receberam treinamento teórico e prático sobre temas fundamentais para o manejo seguro e legal de animais silvestres, incluindo legislação aplicada ao resgate, técnicas de contenção e transporte, e primeiros socorros”, complementa o major Vilson Laurentino da Silva, secretário municipal de Segurança Pública.

De acordo com o comandante da GCM, Pablo Aparecido Rocha Pereira, “a formação também abordou o atendimento a emergências, uso de equipamentos, regras e critérios para resgates, destinação dos animais capturados e conhecimento das principais espécies resgatadas”, diz.

Segundo relatório de trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dos 167 resgates de animais silvestres realizados desde o início do ano, 35 ocorreram em janeiro, 32 em fevereiro, 33 em março, 28 em abril, 27 em maio e 12 em junho. “Com a queda da temperatura, historicamente há uma redução nas ocorrências”, explica Silva.

Serviço – Para acionar o resgate de animal silvestre durante o horário comercial (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas), o contato deve ser feito com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (43) 3423-0142 ou WhatsApp (43) 99967-0324. Já entre as 18 e 7 horas, durante a semana, e aos finais de semana, o atendimento é realizado pela Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.