No próximo domingo, às 20h30, a Orquestra de Sopros e Percussão Facmol fará uma apresentação gratuita na Praça Rui Barbosa. A orquestra é composta por 85 integrantes, e originou-se de um grupo de fanfarra, estilo da qual preserva muitos elementos. O próprio nome surge da Fanfarra Celda Melo, criada em 1992, em Pereira Barreto, no interior do Estado de São Paulo.
Segundo a secretária municipal de Promoção Artística, Cultura e Turismo, Maria Agar, a orquestra faz sucesso por onde quer que passe. “A iniciativa faz parte de nossa programação especial de Natal e traz para a população de Apucarana uma orquestra que faz sucesso no país todo e cujas apresentações são muito performáticas. Temos certeza de que os apucaranenses vão adorar o espetáculo do próximo domingo”, afirma.
A regência da orquestra é do maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, um dos idealizadores do grupo. “Alguns dos membros são alunos do projeto de musicalização nas escolas de Pereira Barreto, o que faz com que a orquestra seja constantemente renovada”, afirma o maestro.
O espetáculo apresentado neste domingo, “Soprando Raízes”, trata do resgate e da valorização da música caipira e sertaneja.  O repertório é executado de forma dinâmica e inovadora, com peças significativas do cancioneiro sertanejo e caipira tradicional e moderno, na perspectiva da música instrumental. Como parte do show, integrantes da Facmol também dançam a catira, exaltando a cultura popular brasileira.
As canções tradicionais recebem uma roupagem moderna no show, e a regência do faz com que haja um delicado diálogo entre o peso sonoro dos metais, madeiras e percussão e os elementos melódicos da música caipira.
 

Publicações Recomendadas