A aula inaugural do curso de Direito da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), no Campus Apucarana, foi realizada na noite desta sexta-feira, 31 de março, no Auditório Gralha Azul, após uma luta de 55 anos de lideranças locais.  A luta pelo curso de Direito na antiga Fecea, começou em 1968 com o ex-prefeito Valmor Giavarina e foi retomada em outras ocasiões.

O ato solene contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina e dos alunos que integram a primeira turma do curso, sendo presidido pelo diretor do Campus Apucarana da Unespar, professor Daniel Fernando Matheus Gomes.

No ano passado, após mobilização do então secretário de saúde do Estado – hoje deputado federal – Beto Preto, do prefeito Junior da Femac, do vice Paulo Vital e do diretor do Campus Apucarana da Unespar, professor Daniel Gomes, o governador Ratinho Junior autorização para a implantação do curso.

Das 40 vagas, 30 vagas foram preenchidas no vestibular tradicional e 10 pelo Sistema Único de Seleção Integrada (Sisu).  O diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes, destacou a luta das lideranças de Apucarana pelo curso. “O momento é de agradecimento. Foram mais de 50 anos de espera por esse curso em uma instituição pública. Tenho a honra de estar à frente da instituição nesse momento histórico, mas é uma conquista que vem coroar um trabalho que também foi realizado pelos meus antecessores na direção”, assinala Gomes.

Ele destaca a atuação do deputado Beto Preto, do prefeito Junior da Femac e do vice Paulo Vital. “Foi um apoio e uma parceria importantes para alcançar esse grande sonho”, pontua. Daniel Gomes afirma que o curso de direito abre “novas fronteiras”. “Certamente, muda o status do campus de Apucarana da Unespar”, destaca.

O deputado federal Beto Preto, que estava em viagem de trabalho, não pôde comparecer ao evento, também enalteceu a conquista do curso. “O curso de Direito na Unespar/Fecea garante uma conquista histórica e mexe com a auto-estima dos apucaranenses”, afirma o deputado federal.

As aulas do curso de Direito começaram, efetivamente, no dia 16 de março e, agora, com a presença do ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi realizada a aula inaugural do curso.

Participaram da aula inaugural, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; a secretária municipal de educação Marli Fernandes, representando o prefeito Júnior da Femac; e a vice-presidente do TJ, Joeci Camargo, além de outras autoridades do Judiciário.