Na contramão do que ocorre em grande parte do Brasil, onde as mulheres correspondem à maior parte da população fora da força de trabalho (entre trabalhos formais e informais), em Apucarana a mão-de-obra feminina tem liderado, por dois anos consecutivos, o ranking de contratações.

É o que revela análise de dados – referente aos anos de 2021 e 2022 – feita pela Agência do Trabalhador, tendo como base boletins informativos do Caged – Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência (Caged/MTP). A informação estatística, segundo aponta o prefeito Júnior da Femac, é relevante tendo em vista o cenário nacional traçado por estudos como a Pnad Contínua e IBGE. “Essas pesquisas revelam que, infelizmente, em todas as regiões do país, as mulheres correspondem à maior parte da população fora da força de trabalho, o equivalente a 64,7% dos inativos na média nacional. A situação positiva de Apucarana torna-se ainda mais relevante ao corroborar com outra realidade apresentada semana passada, onde levantamento feito por professores da Unespar, com base em dados dos últimos 10 anos, descobriu que em Apucarana a diferença salarial entre homens e mulheres está bem abaixo da média nacional”, assinala o prefeito Júnior da Femac, pontuando que o estudo mostra que, enquanto no Brasil os homens recebem 21% a mais, em Apucarana essa diferença é de 2,75%.

Com relação à empregabilidade feminina no município, segundo esclarece o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, “entre 2021 e 2022 o saldo de novos postos de trabalhos com carteira assinada ocupados por mulheres foi de 1.484, enquanto os ocupados por homens somaram 1.179 postos de trabalho”, confirmou.