A Prefeitura de Apucarana é mais uma administração a sofrer com a ação de golpistas da internet. A divulgação de uma falsa notícia, em grupos de conversas on-line e em diferentes redes sociais, dando conta de que a “Prefeitura Municipal” estaria com inscrições abertas para o Programa Vale Mercado 2021, tem levado inúmeras famílias de baixa renda aos centros de referência da assistência social de Apucarana. As linhas telefônicas também estão congestionadas desde a terça-feira, quando a mensagem começou a ser compartilhada em grupos da cidade, com pessoas querendo “mais detalhes”.

A falsa informação traz um endereço de site para cadastramento dos interessados, dizendo ser o canal oficial do Programa, e que o auxílio seria de R$121 mensais. Com a ação, além de prejudicar o atendimento do serviço público e causar decepção aos que acreditaram na “pegadinha de internet”, os golpistas colhem os dados pessoais daqueles que se cadastram na plataforma e, possivelmente, contaminam os smartphones dos usuários com vírus que abrem brechas para roubo de outros dados.

A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lamenta que criminosos se aproveitem da necessidade das pessoas para aplicar golpes. “Infelizmente é um golpe que tem se aproveitado do momento vivenciado por muitas famílias, que em meio a pandemia perderam renda. Contudo, fica o alerta de que o programa não existe e as pessoas não devem fornecer suas informações pessoais na plataforma”, esclarece Ana Paula.

A disseminação de notícias falsas na internet (fake news) cresce proporcionalmente com a popularização das redes sociais e aplicativos de bate-papo. “As pessoas devem ficar mais atentas e cautelosas com o que recebem e compartilham”, pontua o prefeito Júnior da Femac. Ele observa que todas as políticas públicas e programas sociais promovidos pela Prefeitura de Apucarana constam no site oficial – www.apucarana.pr.gov.br. “Antes de qualquer atitude, é importante a pessoa procurar saber da procedência da informação, se ela consta de forma oficial”, orienta o prefeito.

No caso do falso Programa Vale Mercado 2021, o golpe corre há alguns meses e tem prejudicado o atendimento de prefeituras de todo o país. “Uma simples consulta em um site de busca pode esclarecer a dúvida da pessoa e evitar muito transtorno. No caso deste fake news, o golpe já foi revelado por vários sites especializados em desvendar boatos”, frisa Ana Paula Nazarko, secretária da Assistência Social.