Possibilitando maior número de atendimentos e proporcionando mais comodidade para os pacientes, começou a funcionar hoje (25) o novo setor de coleta de exames laboratoriais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. O atendimento foi transferido do 3º andar para o térreo, o que permitiu aumentar de 4 para 7 as salas de coleta, bem como disponibilizar uma área de espera mais ampla com 80 assentos.
“Um dos objetivos da mudança foi evitar que o paciente continuasse subindo até o terceiro andar do prédio da autarquia de saúde, onde até ontem concentrava todo serviço (coleta e análise dos exames) do laboratório municipal. Buscamos levar mais comodidade aos usuários que agora vão receber todo o atendimento no andar térreo”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Uma das 117 pessoas atendidas na manhã de hoje nas novas instalações do setor de coleta, Luzia de Souza, 85 anos, moradora do Jardim Ouro Verde, aprovou a mudança. “Já tinha vindo fazer exames outras vezes e era difícil subir as escadas até o terceiro andar. Não gosto e tenho medo de elevador. Este novo lugar ficou ótimo, tem mais cadeiras para gente esperar sentada, é mais fresco e o ainda fui atendida mais rápido do que as outras vezes”, compara Luzia.
O prefeito Beto Preto lembra que a oferta de uma área mais ampla para coletas, com maior praticidade e comodidade para os pacientes, é apenas mais uma das adequações que o Laboratório Municipal vem recebendo ao longo dos últimos meses para atingir a meta de ampliar a realização de exames, dos atuais 12 mil para 35 mil mensais.
As adequações começaram no segundo semestre do ano passado quando foi iniciado o processo de informatização para entrega de exames do laboratório da AMS. A medida, que está sendo implantada gradativamente, visa agilizar os procedimentos e ainda reduzir o número de vezes em que o paciente precisa se descolar até o prédio da AMS para receber o atendimento.
Além do processo de informatização, o laboratório da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana recebeu há 2 meses equipamentos modernos que vão triplicar a capacidade de análise de exames. São três máquinas que modernizaram e agilizaram a análise de exames do laboratório municipal. Uma realiza a leitura de hemograma; a outra realiza exames bioquímicos, como o de ácido úrico, colesterol, glicemia, uréia, entre outros; e ainda a de análise da urina.
A análise da urina era feita manualmente e agora o serviço vai ser automatizado, permitindo elevar o número de análises diárias dos atuais 50 para até três vezes mais. O setor de análise de exame foi mantido no terceiro andar do prédio da Autarquia de Saúde.
“Estamos adotando medidas com o principal objetivo é reduzir ou até mesmo zerar a fila para realização de exames laboratoriais, melhorando a qualidade do serviço público de saúde para nossa população”, destaca o prefeito Beto Preto.