O sábado e o domingo (27 e 28/01) em Apucarana serão marcados por muita corrente positiva emanada através da Fé. Com articulação do Departamento de Turismo Religioso da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), será realizado o projeto “Celebrando Apucarana”, iniciativa pela qual as igrejas católicas e evangélicas da cidade irão promover momentos de orações em exaltação aos 74 anos de emancipação política de Apucarana, comemorados neste domingo – 28 de janeiro.
Entre missas, celebrações e cultos serão pelo menos 150 atividades de louvor e oração. “Um grande clamor que visa unir ainda mais os apucaranenses cristãos em uma só sintonia, evocando as graças de Deus para o bem da cidade em todas as áreas: social e econômica. Afinal, quando rezamos e intercedemos, Deus nos ouve”, frisa Mário Felipe Rodrigues, diretor municipal de Turismo Religioso.
Ele conta que este é o terceiro ano que o projeto é realizado, sempre com grande adesão. “Já confirmaram celebrações dentro da iniciativa 14 igrejas católicas e 13 evangélicas, que envolvem inúmeras diaconias e subsedes, respectivamente”, informa Rodrigues.
Com o mote “um povo que ora por sua cidade alcança as graças do Senhor”, a preparação para o final de semana de orações teve início na quarta-feira. “Ao longo da semana mantivemos contato com o maior número possível de igrejas, mas algumas não foram possíveis pois estavam fechadas no momento da visita ou o telefone de contato desatualizado, por isso, estamos à disposição para orientar aquelas que por ventura quiserem aderir ao momento “Celebrando Apucarana”. Basta nos contatar”, disse o diretor municipal. Os telefones de contato são 3422-9023 ou 99986-4185, com Mário Felipe. Segundo ele, cada igreja é livre para escolher o horário em que desenvolverá a atividade.
Números – De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, momento em que a população de Apucarana era de 120.919 pessoas, 85.717 habitantes se declararam Católicos; 26.131 Evangélicos e 979 pessoas disseram serem Espíritas. Atualmente, a população estimada da cidade é de 132.691 habitantes.
Igrejas católicas participantes *
1 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
2 – Paróquia Cristo Rei
3 – Paróquia Santuário São José