O prefeito Junior da Femac assinou hoje (4), no gabinete municipal, a ordem de serviço para a reforma de 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste lote de reformas estão sendo beneficiadas as UBSs Mario Verussa, do distrito de Correio de Freitas; Mercedes da Silva Moreno, na Vila Regina; e a Unidade de Apoio da Saúde, Hermenegildo Neris Pereira, de São Pedro do Taquara.
Com recursos próprios, o município vai investir R$ 195.995,37 nas três obras, sendo R$ 53.298,93 na UBS Hermenegildo Neris Pereira; R$ 39.437,66 UBS Mário Verussa; e R$ 103.258,78 na UBS Mercedes Da Silva Moreno.
“Esse é um momento de dar visibilidade a essas obras que são uma continuidade do trabalho que Beto Preto vinha realizando. Hoje estamos autorizando o início de reforma e ampliação em três UBS num investimento de quase R$ 200 mil dentro de pacote de R$ 600 mil em obras de melhorais nos prédios da saúde, as quais já estão em andamento ou em processo licitatório. São medidas necessárias e que chegam ao povo que mais precisa”, afirma Junior da Femac.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, manifestou sua satisfação pelo fato do prefeito Junior da Femac estar dando continuidade ao processo de reestruturação das instalações físicas da rede pública de saúde municipal iniciado pelo prefeito Beto Preto. “Mesmo diante das dificuldades que os municípios têm passado, Apucarana ainda consegue fazer estes investimentos. A direção da Autarquia de Saúde agradece o comprometimento do Junior da Femac para melhorar o modelo da saúde pública de nosso município”, declara Kaneta.
A representante dos moradores da Vila Regina, Marli Espanhol, também agradeceu os investimentos que administração municipal vem realizando no bairro. “Por muito tempo ficamos abandonados e agora, primeiro com o Beto Preto e Junior da Femac dando continuidade, temos conseguido muitas melhorais para nossa comunidade. Obrigada Junior e toda sua equipe”, disse Marli.
O deputado estadual Delegado Jacovós também prestigiou o ato no gabinete municipal. “Trata-se de uma atitude digna de elogios, levando em conta que  estas estruturas estarão mais adequadas para prestar atendimentos à população”, assinalou Jacovós, enaltecendo ainda que as obras são custeadas com recursos próprios.
Reforma e ampliação
Na UBS de São Pedro do Taquara será realizada a troca de piso e de forro PVC; reforma nos banheiros; adequação das áreas de consultórios, copa e farmácia; pintura geral do prédio; aterramento de fossa existente e construção de uma nova.
Já as obras UBS de Correia de Freitas envolvem pintura geral do prédio; revisão de esquadrias; troca de pisos; revisão e troca de cobertura e de vasos sanitários; instalação de pastilhas cerâmicas; e revisão em fossa séptica.
Na Vila Regina, o prédio da UBS será ampliado em 51,34 m², o que vai permitir aumentar a área da sala de espera, com implantação da Sala Verde; dois novos consultórios e banheiros. Com a reforma serão ampliadas as salas de vacinas e de agentes, bem como instaladas pastilhas internas e externas, e ainda revisão de cobertura e pintura total do prédio.
Junior da Femac detalha que os projetos de reformas, ampliações e construção das nossas UBSs com maior fluxo estão sendo elaborados com o novo conceito de Sala Verde. Isso significa que essas unidades serão dotadas de uma recepção mais ampla, proporcionando melhor acomodação para os pacientes e seus acompanhantes. Trata-se de um espaço com banheiros adaptados, televisão, entre outros detalhes para melhor acolher o usuário. “A ampliação da UBS da Vila Regina vai permitir dotar a unidade de uma sala verde”, observa Junior da Femac.
O ato da ordem de serviço foi presenciado por representantes dos dois distritos e da Vila Regina; pelo presidente da câmara municipal, Luciano Molina, secretários municipais e o chefe da 16ª Regional de Saúde, Altimar Carleto.
Prefeitura vai levar melhorias a 34 UBSs
Dentro do pacote de obras nas 34 UBSs do município anunciado no primeiro semestre de 2018 pela gestão Beto Preto, já foi assinada ordem de serviço para reforma de cinco unidades de apoio da saúde: Unidade de Apoio Diácono João Cândido da Silva (Barreiro); Unidade de Apoio Joice Dias Piza (Recanto do Lago); Unidade de Apoio Arlinda Nogueira (São Domingos); Unidade de Apoio Calil João Miguel (Castelo Branco); e Unidade de Apoio Vila Rural Nova Ucrânia. O investimento é de R$ 95.827,30, com recursos próprios do município.
Também está com ordem de serviço assinada a reforma da Unidade Básica de Saúde Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza. Os serviços envolvem recursos próprios do município da ordem de R$ 26.601,60. E ainda encontra-se em processo licitatório a reforma e  ampliação da Unidade Básica de Saúde Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire. A obra está orçada em R$ 102.786,09, com recursos próprios do município.
O prefeito Junior da Femac lembra que, somando as reformas e construção de novos prédios das unidades de saúde, esse é o maior volume de obras de saúde na história de Apucarana. “Todos os prédios da UBS serão reformados com recursos próprios do município. Na gestão Beto Preto foram construídas duas UBS, a Eunice Penharbel, do Residencial Sumatra, e a Emília Cretuchi, no Parque Bela Vista. Estão em construção a nova UBS Oreste Marquito, no Jardim Marissol; Elayine Mazur, no Jardim Interlagos; e do Residencial Fariz Gebrim”, relacionou Junior da Femac.