Projeto da Escola Nipo-Brasileira de Apucarana, que é um departamento da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) foi selecionado pelo Governo do Japão, entre vinte outros projetos de várias partes do mundo, para receber recursos.
A verba, de R$280 mil e que será utilizada para edificação de um salão multiuso dentro da instituição, foi oficializada nesta segunda-feira (19/02) pela colônia japonesa em evento de assinatura de contrato para construção que contou com a presença do cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura e do vice-cônsul Yuma Kobayashi, do presidente da Acea, Keniti Ishida, do vice-prefeito Júnior da Femac, e de Akemi Nishimori, representante oficial do Deputado Federal Luiz Nishimori, entre outras autoridades políticas, militares e comunitárias.
“Recebi muitos agradecimentos, mas nós do consulado, em nome do Governo do Japão, é que temos que agradecer à comunidade nipo-brasileira de Apucarana por ter mantido este espaço até hoje, preservando e divulgando a tradição japonesa”, disse o cônsul Hajime Kimura.
O vice-prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, que no ato representou o prefeito Beto Preto, frisou que a escolha do Governo do Japão, em financiar a obra dentre 20 outras de várias partes do mundo, reforça ainda mais o valor e a importância da colônia apucaranense. “Não há como escrever a história de Apucarana sem relatar a grandiosidade da contribuição da colônia japonesa para o desenvolvimento do município. Somos hoje 133 mil apucaranenses, dos quais muitos descendentes que continuam dando sua parcela nas mais diversas profissões. Pessoas trabalhadoras, que todos os dias nos ensinam algo novo”, disse Júnior da Femac.
O projeto de Apucarana foi selecionado dentro do Programa de Assistência Comunitária na área da Cultura. Em atividade desde 1948, a escola nipo-brasileira também atende a comunidade em geral, sendo que atualmente cerca de 30% dos alunos são brasileiros sem descendência nipônica. A obra de construção do salão multiuso será em terreno de 1.200 metros quadrados localizado na Rua São Jerônimo, 150 – Barra Funda, sede da entidade.
O equipamento terá 438,45 metros quadrados, contando com salão de 375,69 metros quadrados, banheiros masculino e feminino, hall de entrada e jardins. “Uma realização de um sonho, que se torna ainda mais especial por estar sendo viabilizado justamente no ano em que celebramos os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Ao longo dos últimos 70 anos esta escola passou altos e baixos, mas jamais deixou de lutar para que a história, a tradição e os ensinamentos dos nossos ancentrais nunca se percam. Por isso parabenizo e agradeço neste momento a todos que colaboraram com este projeto”, falou Keniti Ishida, presidente da Acea. Ele salientou que o novo espaço vai contribuir para ampliar as atividades como cursos, aulas de dança, canto, culinária, caligrafia japonesa. “Além de poder sediar eventos maiores como exposições, palestras e encontros referentes à cultura nipônica”, concluiu Ishida.