Após recuperar o pavimento da Rua Ponta Grossa, no trecho entre as vias Erasto Gaertner (nas imediações do centro), e Urânio (proximidades do Parque Municipal Jaboti), a Prefeitura de Apucarana segue promovendo melhoria asfáltica na região. Nesta sexta-feira (08/12), a empreiteira contratada iniciou a aplicação de micropavimento, também chamado de micro revestimento asfáltico, em toda a extensão da Rua Irmã Eleutéria.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, as duas frentes representam a revitalização de 15 quadras, em um investimento aproximado de R$150 mil. “Temos realizado constante manutenção de nossa malha viária”, pontua o prefeito Beto Preto. As melhorias de micropavimento são executadas pela Asfaltopav – Serviços de Pavimentação Ltda., de Cambé, que venceu a licitação e firmou um contrato de registro de preço com a prefeitura.
Nesta modalidade, a empresa somente executa os trabalhos seguindo indicações da equipe de engenharia do município. “Com este tipo de contratação fica mais fácil atendermos as necessidades da cidade, elaborando um plano de trabalho semanal”, disse Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. Segundo ele, o contrato prevê até R$3 milhões em investimento.
Além dos trechos das ruas Ponta Grossa e Irmã Eleutéria, o cronograma de trabalho vai atender outras vias da região. “O serviço de limpeza já foi iniciado e, ao longo da próxima semana, os moradores da “Vila Brasil” vão acompanhar a movimentação das máquinas e operários, que vão devolver a trafegabilidade a diversos trechos do bairro”, comunicou o secretário.
Indicado para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas, que apresentem porosidade ou fissuras, o micropavimento é ideal para vias que ainda apresentem uma base boa. “As ruas que receberem sua aplicação ganham entre quatro e seis anos de vida útil”, esclarece Moreno.
Entre suas vantagens, em relação à lama asfáltica, está o tempo de secagem. Enquanto a lama demora até 48 horas, o micropavimento tem tempo médio de cura de apenas uma hora e trinta minutos.