A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) abre amanhã (9), excepcionalmente, para mais uma ação voltada à saúde da mulher. Ao longo do dia, entre 8 horas e 17 horas, equipes da saúde estarão à disposição da população para realização do exame preventivo do câncer do colo do útero.
O atendimento, programado estrategicamente num sábado, visa dar nova oportunidade às mulheres de realizar este importante exame ginecológico. Esta é a segunda edição do “Dia de Intensificação da Coleta do Preventivo” da AMS. Na primeira, realizada no dia 15 de novembro, um feriado nacional, cerca de 600 mulheres fizeram o exame.
A data deste sábado também foi escolhida estrategicamente para facilitar o acesso ao exame, principalmente para aquela parcela da população que trabalha e que vem adiando  a busca do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para evitar se ausentar no trabalho.
“Neste sábado o comércio estará aberto até as 18 horas. As mulheres que vieram ao centro da cidade fazer suas compras poderão se dirigir a prédio da Autarquia Municipal de Saúde para colher o preventivo. Será disponibilizada uma grande equipe da saúde para que o atendimento seja realizado dentro do menor tempo possível”, informa o diretor da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro.
O prefeito Beto Preto conclama as mulheres a buscar o atendimento neste sábado. “Preparamos essa importante ação para você que não está com o exame em dia. A coleta do preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. Quando diagnosticada na fase inicial, as possibilidades de cura alcançam a 100%”, observa Beto Preto.
Com o registro médio de 18 mil novos casos a cada ano, o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil. Em Apucarana, entre 2013 e 2016, foram registrados 47 casos da doença, dos quais 30 resultaram em óbito. O exame preventivo é oferecido nas 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana pelo menos uma vez por semana.