Quatrocentos e quarenta e um ciclistas de Apucarana e de várias cidades da região percorreram 37 km nesse domingo pela manhã (26/02), durante a inauguração da “Ciclorrota Caminhos do Café e Estrada Bela”, com largada e chegada no Museu do Café no distrito do Pirapó, em evento que fez parte do programa Pedala Paraná. Depois de pedalar passando por belas paisagens da natureza e de encarar subidas e descidas ao longo do trajeto, todos os inscritos receberam medalhas.

O prefeito Junior da Femac esteve presente e deu a largada. “O evento foi um sucesso, reunindo várias gerações, com jovens e adultos nas categorias masculina e feminina. Os ciclistas fizeram um roteiro que tem muita história passando pelo Pirapó e pelas localidades rurais do Barreiro e da Caixa São Pedro, sendo a estreia do Programa Pedala Paraná em nosso município”, disse o prefeito Junior da Femac, que destacou que a região é a que mais produz café no planeta.

A ciclorrota também foi prestigiada pelo vice-prefeito Paulo Vital. “Foi um belo evento realizado nesse domingo e que apresentou o nosso potencial turístico rural, valorizando e incentivando os amantes do pedal e o nosso meio ambiente. É também uma conquista dessa região tão querida do nosso município”, destacou Paulo Vital.

O professor Luiz Henrique, da Secretaria de Esportes do Governo do Paraná, elogiou a ciclorrota. “Foi uma satisfação poder participar desse evento que contou com apoio maciço dos ciclistas de Apucarana, sendo uma festa muita bonita com a cidade estando de parabéns pela realização do Pedala Paraná. Já tivemos nesse ano uma etapa no mês de janeiro em Ribeirão do Pinhal e Apucarana sedia a segunda etapa de 2023. O programa foi criado para fomentar o esporte e o turismo e, o trajeto de Apucarana ficou muito bonito, tem um espaço histórico e com certeza os ciclistas adoraram percorrer a trilha”, falou Luiz Henrique.

O “Pedala Paraná” é o maior programa de implantação de ciclorrotas do Brasil, pois já passou de mais de mil quilômetros de rotas pelo Estado. O programa funciona em parceria com os municípios, tendo como foco principal de promover o esporte com bicicleta, além de contribuir com o desenvolvimento regional.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar Borba, a superintendente da pasta, Andréia Rinaldo, o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, a secretária de assistência social, Jossuela Pirelli, o diretor da 15ª Ciretran de Apucarana, Fernando Garcia Algarte e demais autoridades.

A ciclorrota teve a realização da Prefeitura de Apucarana, Governo do Estado e da Amuvitur, que é a agência de turismo da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e contou com apoio do Detran, Sanepar, Nos Energy Drink, Facnopar, Associação Terra Brasil, Apucarana Mountain Bike, Por Ai de Bike, Parceiros do Pedal, Sorta o Freio, Pedal Mania, Bike Beer, Apuca Bikers e Family Bike, outros órgãos estaduais e de empresas parceiras.