O ser humano depende da natureza para sobreviver. É da terra que ele tira os alimentos que põe no prato, é dos rios que subtrai a água que abastece o copo, e é da atmosfera que provém o oxigênio para a respiração. A urgente e necessária conscientização ambiental, entretanto, ainda não alcançou a todos. Muitos homens e mulheres continuam valendo-se dos recursos naturais como se eles fossem infindáveis.
Para sensibilizar a comunidade apucaranense sobre a importância da preservação da natureza, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Núcleo João Paulo, promove anualmente uma Caminhada Ecorreligiosa. A peregrinação, que já está na quarta edição,  acontecerá no próximo domingo (30/04).
“A programação começará às 8 horas, quando será servido um delicioso café da manhã aos participantes no nosso salão paroquial. O trajeto da caminhada é de aproximadamente dez quilômetros, com saída de frente à igreja do Núcleo João Paulo e chegada no Patrimônio do Barreiro. Uma parada está prevista no Parque da Redenção para que os peregrinos possam se reabastecer com as frutas e água. A conclusão será com uma missa campal,” explica o idealizador do evento, Padre Lino Batista de Oliveira.
Esse ano, a caminhada ecorreligiosa pretende reforçar no município os debates promovidos pela Campanha da Fraternidade, que teve como tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida. “A atividade envolverá exercícios físicos, contato com a natureza e a dimensão religiosa. Vamos aproveitar a peregrinação para refletir a realidade ecológica da nossa comunidade,” afirma.
Os interessados em participar da marcha podem se inscrever antecipadamente ou no próprio domingo. “Mas nós pedimos, se puderem, que procurem a secretaria paroquial e se inscrevam durante a semana, para que possamos organizar com maior tranquilidade o café da manhã e também as frutas e garrafas de água,” recomendou.
A secretaria paroquial também está vendendo camisetas da 4ª Caminhada Ecorreligiosa ao preço de R$ 25,00 e cartões para o almoço que será servido após a missa campal ao custo de R$ 20,00 por pessoa. “O almoço está sendo organizado pela comunidade do Barreiro. O cardápio será porco no tacho,” disse.
Haverá transporte gratuito para os caminhantes na volta para o Núcleo João Paulo, com saída após a missa e também depois do almoço.
Em abril do ano passado, a Caminhada Ecorreligiosa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima teve a participação de aproximadamente 700 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. “O número de inscritos cresce a cada edição o que significa para nós que a atividade é um sucesso tanto do ponto de vista da organização como da fé,” conclui Padre Lino.
Para a realização das inscrições, o endereço da secretaria paroquial é Rio Pirapó, 219 – Núcleo João Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (43) 3427-9997 e (43) 99860-0777.

Publicações Recomendadas