O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu nesta quinta feira, a visita do coordenador de área do Censo 2020, Rafael de Castro Francisquini, responsável pelo trabalho de campo que será realizado no município nos meses de agosto de setembro do próximo ano. Ele explicou que o trabalho é desenvolvido a cada dez anos, e anualmente são liberadas estimativas de população e de outros dados, com base em cálculos estatísticos.
Conforme avaliou Franciquini, o trabalho é de suma importância para o planejamento de ações dos municípios em todas as áreas. “Importante lembrar que repasses do Governo Federal, como o do fundo de Participação dos Municípios (FPM) e recursos para a saúde, são definidos de acordo com o número de habitantes dos municípios”, observou.
Para o encaminhamento do censo de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítisca (IBGE) irá firmar parcerias com o Município, buscando apoio do Instituto de desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) e da Secretaria de Comunicação Social. “Para desenvolver o trabalho de campo em Apucarana, o IBGE irá contratar via concurso vinte supervisores e centro e vinte recenseadores”, anunciou Rafael de Castro Francisquini.
O prefeito Junior da Femac avalia que em comparação com 2010, Apucarana avançou bastante, notadamente com o seu pólo universitário, que vem ganhando novos cursos de graduação; e seu pólo de produção de roupas, além de empreendimentos em outras áreas. “A cidade se expandiu de maneira significativa nos formatos horizontal e vertical e vem evoluindo com uma economia mais dinâmica”, avalia Junior, lembrando que, pelo cálculo estimativo do IBGE deste ano, Apucarana alcançou 134.996 habitantes.
O trabalho do IBGE no censo tem como parâmetros a natalidade, mortalidade e a migração. De acordo com o coordenador Rafael de Castro Francisquini, os recenseadores estarão nas ruas e se apresentarão nos domicílios portando crachás, jalecos e bonés do IBGE. “Os questionários terão duração máxima de quinze minutos”, informa ele.
QUESTIONÁRIOS – Como resultado do trabalho dos últimos meses, o IBGE divulga as perguntas dos questionários do Censo Demográfico 2020. O questionário básico, a ser aplicado em cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros, conta com nove blocos, subdivididos em 26 questões, sendo que a última, já prevista, não havia sido computada anteriormente, pois não exige uma resposta do informante.
Já o questionário da amostra, mais detalhado, tem 17 blocos, subdivididos em 76 questões. Por ser mais extenso, este questionário será aplicado em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país, o equivalente a cerca de 7,1 milhões.
Os temas que serão pesquisados no Censo 2020 são: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade.
O Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. Cerca de 180 mil recenseadores serão contratados, em regime temporário, por meio de processos seletivos, em todos os 27 estados do país. Entre os meses de agosto a outubro de 2020, os recenseadores visitarão os domicílios de modo a retratar os principais aspectos da população brasileira, estimada em 213 milhões de habitantes.