A 5ª edição do Apucarana Fashion Day (AFD) foi oficialmente lançada na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito Junior da Femac. A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, anunciou que o AFD será o único evento de moda realizado no Paraná neste ano. “Os holofotes e a passarela da moda e inovação do vestuário paranaense estarão voltados exclusivamente para Apucarana”, frisou a empresária.
O Apucarana Fashion Day está previsto para os dias 17 e 18 de outubro, no Clube de Campo Água Azul, e o Sivale e a Prefeitura de Apucarana estão preparando um grande evento para garantir maior visibilidade às marcas próprias de Apucarana e região.
Conforme destaca o prefeito Junior da Femac, atualmente o setor do vestuário emprega cerca de 30 mil trabalhadores, sendo considerado a base da economia apucaranense, somando-se à agricultura, comércio e prestadores de serviços. “O Fashion Day está se consolidando como uma ferramenta de grande relevância para alavancar nosso polo de produção de roupas, que já é o maior do Paraná, sendo responsável por empregar mais de 25% dos trabalhadores deste segmento no Paraná”, assinalou o prefeito, acrescentando que a prefeitura está participando da organização do evento.
A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, informou que a edição deste ano terá uma programação bem ampla, com rodada de negócios estadual, feira de Máquinas e de fornecedores para o setor do vestuário, maratona hackathon (imersão na busca de soluções para os resíduos gerados pelas indústrias de confecções), palestra e desfiles com produção dos estilistas locais.
“A hackathon irá reunir programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, numa maratona de 24 horas de trabalho, buscando criar soluções específicas para o segmento. Trata-se de um evento inédito em Apucarana, que começa no dia 17 de outubro e termina no dia seguinte, antes dos desfiles”, explica a presidente do Sivale.
A partir deste ano, o Sivale está utilizando no AFD a palavra “change”, que inglês significa “mudança”. Segundo empresários do setor de confecções, o polo de Apucarana não é só de bonés. “Estamos produzindo marcas próprias de camisetas, jeans, camisas e outras peças, além de confeccionar também para grifes nacionais sob encomenda”, revela Elizabete Ardigo.
“O fashion Day está evoluindo, contando com a importante parceria com a prefeitura e dos empresários do setor”, opinou o presidente da Associação Comercial, Industrial e de serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel. Beatriz Poleto, consultora do Sebrae disse que o órgão está empenhado na organização do hackathon e nas rodadas de negócios.
O diretor da UTFPR, Marcelo Ferreira, presente no lançamento do AFD, lembrou que o Campus Apucarana mantém o curso de Design de Moda e quer reforçar a parceria com o pólo de confecções local. “Estamos adaptando o curso às demandas dos empresários apucaranenses, focado principalmente na criação de peças de marcas próprias”, anunciou Ferreira. A empresária Maria Abgail Fortuna, dirigente do APL de Bonés e Vestuário, reforçou que o AFD está sendo muito benéfico para o crescimento do pólo de confecções de Apucarana, dando maior visibilidade para as empresas locais.
As empresas que participarem do evento terão seus looks na passarela, espaço de showroom para exposição, participação na rodada de negócios, além de fotos e filmagens disponibilizadas. O encerramento do AFd/2019 será com show aberto ao público, com o cantor Vitor Kley, bastante conhecido pelo sucesso nacional da música “O Sol”. O Sebrae, o Sesi/Senai são correalizadores do evento, que tem ainda como patrocinador a FIEP/PR, além do apoio da UTFPR e do Sicoob.
Também participaram do lançamento do AFD o secretário de indústria e comércio, Édison Estrope; Márcia Kulka, gerente do Senai; e o empresário Cláudio de Miranda.