A Secretaria Municipal da Assistência Social de Apucarana publica neste domingo (21/10) mais um edital de chamamento de famílias inscritas para obter uma residência no Residencial Solo Sagrado. São 580 nomes que devem procurar o Centro Social Urbano do Parque Bela Vista, entre segunda e quarta-feira da próxima semana (22 a 24/10), no horário das 8 às 17 horas, para atualizar documentação. Assim como já aconteceu em outras duas oportunidades (junho e agosto), a convocação atende exigência do Banco do Brasil, que é o agente financiador do empreendimento habitacional.
Além do nome, a relação traz os respectivos documentos que devem ser reapresentados pela pessoa, acompanhados de uma fotocópia. “Importante que todos compareçam para adequar o cadastro e prosseguirem no processo de seleção”, esclarece Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social. Ela reafirma que o processo é exigência do banco e pediu compreensão dos candidatos a uma moradia popular. “A prefeitura apenas age no papel de facilitadora. Sabemos que gera alguns transtornos, mas é necessário para que a família permaneça apta a concorrer”, reforçou.
Em construção em terreno localizado nas proximidades do Clube de Campo Água Azul, o Residencial Solo Sagrado faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Direcionado a famílias com renda familiar até R$1,6 mil (faixa 1), deve ser concluído ainda em 2018. O edital, contendo a relação dos nomes e documentos pendentes, está sendo publicado no Diário Oficial do Município de Apucarana (Jornal Tribuna do Norte) e no Diário Oficial Eletrônico (site www.apucarana.pr.gov.br). A partir de segunda-feira (22/10), cópias estarão disponíveis para consulta no Centro Social Urbano, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CRAS), prédio do Polo UAB (Praça Rui Barbosa, 12) e no prédio central da prefeitura.
A partir desta terceira e última atualização cadastral, a Secretaria Municipal da Assistência Social acredita que o Banco do Brasil em breve definirá a relação das 500 famílias habilitadas a ocupar o residencial.
Assistentes sociais intensificam visitas domiciliares
Paralelo ao trabalho burocrático, referente à organização da documentação, a Secretaria Municipal da Assistência Social realiza diligências visando elaboração de pareceres sociais de cada família cadastrada. Com a proximidade da conclusão da obra, o prefeito Beto Preto (PSD) determinou que as visitas domiciliares sejam intensificadas a partir deste sábado (20/10) e para isso convocou uma força-tarefa que envolve 18 profissionais da assistência social do município.
A logística da ação foi definida em reunião realizada nesta sexta-feira (19/10), nas dependências da Praça CEU, no Jardim América. O momento foi coordenado pela secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e contou com a participação do secretário Chefe de Gabinete, Laércio de Moraes, procurador-geral Paulo Sérgio Vital, e a superintendente de Recursos Humanos, Rosmeire Rivelini. “Iniciamos as visitas há uns 10 dias, mas percebemos a necessidade de acelerar essa dinâmica, colocando toda nossa equipe técnica na rua, até para que o Banco do Brasil possa, o quanto antes, concluir a sua parte visando a definição das 500 famílias”, explicou Nazarko.
Todas as 1.576 famílias cadastradas para o empreendimento vão receber a visita social, que como resultado vai gerar um parecer (perfil), retratando em quais critérios do programa Minha Casa, Minha Vida o candidato se enquadra. “A meta é concluirmos as visitas até o próximo domingo. Por isso convocamos toda nossa equipe, que foi dividida para cobrir todos os territórios da cidade. Importante esclarecer que o objetivo das visitas é colher informação. Ninguém vai entregar e nem levar nenhum documento da pessoa. Ao final da “entrevista”, a pessoa apenas vai assinar um papel dando ciência de que recebeu a equipe”, detalha a secretária.
Serão realizadas visitas em todos os horários (manhã, tarde e noite), inclusive no final de semana. “O “start” deste trabalho é neste sábado, às 8 horas, com concentração e saída do Centro Social Urbano. Nossas equipes vão estar identificadas com veículos timbrados da prefeitura e documento funcional (crachá)”, informa Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
O empreendimento – A construção das 500 casas do Residencial Solo Sagrado tem um aporte de R$ 30 milhões do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Um empreendimento para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, tem como agente financeiro o Banco do Brasil e a execução está a cargo da Construtora Prestes, da cidade de Castro (PR). Cada unidade terá 40 metros quadrados, ao custo de R$ 65 mil.