Começa hoje (19) e segue até 12 de novembro o período de inscrições dos programas de residência da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. Os interessados podem obter maiores detalhes nos editais da seleção pública disponíveis no portal da Prefeitura de Apucarana (http://apucarana.pr.gov.br/residencias/editais.php).
Com a oferta de 32 vagas, a seleção pública para Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha; e Residência Médica em Dermatologia e Medicina da Família e Comunidade, tem a prova marcada para o dia 2 de dezembro.
A taxa de inscrição para as residências multiprofissional e profissional é no valor de R$ 150 e para residência médica de R$ 200. O curso de Residência Médica tem características de pós-graduação, Lato sensu, sob forma de treinamento em serviço, destinado a brasileiros formados ou formandos em curso de Graduação em Medicina, e profissionais com diploma estrangeiro revalidado no Brasil. São duas vagas para a especialidade de Dermatologia e três vagas para a de Medicina da Família e Comunidade.
Quanto ao Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, este é destinado a educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos, sendo três vagas para cada categoria profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde Mental é destinada a enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, com duas vagas para cada categoria profissional. Já o Curso de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha, é destinado a enfermeiros, com três vagas.
Uma grande conquista na área da saúde, já que os residentes realizam as aulas práticas atuando a rede pública de saúde do município, os programas de residência multiprofissional e médica estão no quarto ano.