Nesta quinta-feira (27), na véspera do aniversário de 78 anos de Apucarana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na cidade e fez a entrega de automóveis, viaturas, guinchos e autorizou recursos para diversas áreas. O valor total dos investimentos é de R$20,7 milhões, beneficiando os setores de saúde, educação, esporte, pavimentação e habitação.

O ato ocorreu na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e contou com a presença do prefeito Junior da Femac, do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Também estiveram presentes outros secretários de Estado, além de deputados e prefeitos da região.

Na área da segurança pública, Ratinho Junior entregou dois caminhões guincho e uma viatura Trail Blazer para o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), somando R$435 mil. No setor de infraestrutura urbana foram liberados R$862 mil para pavimentação asfáltica. O governador também autorizou, na área do esporte, a construção de mais uma praça esportiva do Programa Meu Campinho, no valor de R$572 mil, que será construída no Parque Biguaçu.

Na educação, por meio da Fundepar, o governador anunciou R$3,3 milhões para a retomada das obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas; e mais R$8 milhões para a construção da sede própria da Escola Estadual Godomá Belivacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis.

Apucarana ganhou ainda mais um presente, com a autorização da contratação de empresa especializada, via Cohapar, para a construção de 35 casas no Distrito de Caixa de São Pedro, no valor de cerca de R$5 milhões, incluindo obras de urbanização.

O governador Ratinho Junior manifestou sua alegria de estar em Apucarana, participando da programação alusiva aos 78 anos de aniversário da cidade. “Tive a honra de casar em Apucarana e meus três filhos são batizados em Apucarana. Sou da terra, sou da região e tenho muito orgulho. Me sinto feliz de estar aqui nesta data, nos 78 anos de história da nossa querida cidade de Apucarana”, frisou ele.

Ratinho Junior fez questão de apresentar todos os secretários de Estado que vieram para prestigiar o 78 anos de Apucarana, citando a cidade de origem de cada um deles. “O Augustinho Zucchi (Desenvolvimento Urbano) é de Pato Branco, o João Carlos Ortega (Casa Civil) é de Jandaia do Sul, o Beto Preto (Saúde) é de Apucarana, o Sandro Alex (Infraestrutura) é de Ponta Grossa, o Márcio Nunes (Turismo) é de Campo Mourão e o Jorge Lange (Cohapar) é de Cascavel. É uma equipe que tem a essência do interior, que vê o Paraná por inteiro e que faz um governo plural”, assinalou Ratinho Junior.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que esteve acompanhado na solenidade pela esposa Carmen, enalteceu a participação do governador na programação de aniversário da cidade. “A sua presença aqui governador, é o nosso maior presente nos 78 anos da cidade”, manifestou Junior da Femac, destacando ainda a união do Estado do Paraná com o apoio da Assembleia Legislativa, citando a presença em Apucarana dos deputados estaduais Tiago Amaral, Alexandre Curi, Evandro Araújo, Delegado Jacovós, Artagão Junior e Pedro Paulo Bazana, além do deputado federal Ricardo Barros.

Junior da Femac também destacou a equipe de secretários do governo do Estado, ressaltando o trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito Beto Preto à frente da Secretaria de Estado de Saúde. “O Ratinho Junior tem feito um governo diferente, um governo de união, implantando programas como o Banco da Mulher Paranaense, o Paraná Recupera que liberou recursos para os pequenos empreendedores no momento mais difícil da pandemia e também com avanços na infraestrutura, como as obras na Rodovia do Milho. Além disso, promoveu a abertura de postos de trabalho, tornando o Paraná num campeão na geração de empregos”, salientou Junior da Femac.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, também ressaltou a maciça presença de deputados e especialmente de secretários estaduais. “Praticamente, o Estado transferiu a sua sede de governo para Apucarana nos seus 78 anos. É um prestígio muito grande, que veio acompanhado com a entrega de veículos e a liberação significativa de recursos para diversas áreas”, reiterou Beto Preto.

Saúde recebe R$2,6 milhões em veículos e obras

Do pacote de investimentos direcionados para o Vale do Ivaí, anunciado hoje pelo governador Ratinho Junior e o secretário de estado da saúde Beto Preto, R$2,6 milhões foram destinados para a área da saúde de Apucarana. Os recursos são referentes a obras em UBSs, reforço na frota de veículos e compra de equipamentos para atenção primária.

No evento comemorativo ao aniversário de 78 anos de Apucarana, Ratinho Junior e Beto Preto oficializaram a entrega de 21 veículos novos que serão utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, num investimento de R$724 mil. Os automóveis fazem parte da maior renovação da frota da Saúde. Ao todo 1.211 carros foram adquiridos por R$34,5 mil cada, em um total de R$41,7 milhões do Governo do Estado. “Estes carros irão reforçar o atendimento ao acamado, ao sequelado da Covid-19, levando a Saúde para dentro da casa das pessoas”, afirma Beto Preto.

As obras na área da saúde, anunciadas pelo Governo do Estado, somam R$1,1 milhão. São R$650 mil para a construção, autorizada no evento, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera (próximo ao Núcleo João Paulo). Os outros R$450 mil são destinados a reforma de três UBSs: Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; e Eros Pacheco, no Núcleo Afonso Camargo.

A saúde de Apucarana também vai receber 4 novas ambulâncias, que somam R$680 mil, para transporte de pacientes em tratamento (transporte sanitário). Foi autorizado ainda o repasse para AMS de R$100 mil para compra de equipamentos para UBSs, como consultório odontológico e poltrona da hidratação.