Passados dois meses do início da pandemia no país, Apucarana apresenta índices que comprovam a eficácia das ações preventivas ao novo coronavírus (Covid-19) implementadas pela prefeitura. Até o momento, são apenas 48 casos positivos, com cerca de 70% já recuperados, e três óbitos.
Além do apoio de grande parte da população, da indústria, comércio e prestadores de serviços em geral, que vem seguindo as orientações previstas em decretos dos governos Federal, Estadual e Municipal, o prefeito Júnior da Femac assinala que todas as secretarias e órgãos municipais têm se mobilizado no enfrentamento. “Temos um time de servidores municipais que realizam um grande trabalho em todas as frentes. Cada um na sua função vem desempenhando ações importantes em prol na população”, assinala o prefeito, destacando na ponta o trabalho integrado da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais de postura e vigilância sanitária na condução da denominada “Operação Covid-19”.
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (25/05) e entregue ao prefeito Júnior da Femac durante reunião de avaliação dos trabalhos, a fiscalização realizada ao longo dos últimos 60 dias registrou atendimento de mais 1.200 ocorrências, entre orientações, notificações e multas. “Em um primeiro momento a fiscalização primou pela orientação e notificação. Foram multados os estabelecimentos que realmente se negaram a seguir a legislação vigente”, esclarece GCM Alessandro Carletti, comandante da Guarda Civil Municipal. De acordo com ele, até o momento foram aplicadas 54 multas, grande parte a tabacarias/conveniências, e 8 estabelecimentos foram notificados por falta de alvará de funcionamento.
Outra ação da “Operação Covid-19” em Apucarana é a fiscalização quanto à proibição da aglomeração em locais públicos. “Além das rondas, recebemos denúncias e agimos, por exemplo, em um evento onde grande número de pessoas sem máscaras de proteção estavam soltando pipas com a utilização de cerol e linha chilena, que são proibidos. Também promovemos fiscalização nas áreas de construção civil, comércios, lojas do shopping, campos de futebol, quadras poliesportivas, entre outros locais de Apucarana”, elenca o comandante da GCM.
A secretaria Municipal da Fazenda, Sueli Pereira, relata que a fiscalização é diuturna. “Os bares e tabacarias/conveniência são orientados diuturnamente, inclusive abordagens são realizadas a noite pela GCM onde há aglomeração e denúncias, no intuito de encontrar algo ilícito”, relata a secretária.
A Feira do Produtor também tem recebido um acompanhamento orientativo todo sábado e domingo e, recentemente, as equipes iniciaram um trabalho de conscientização e distribuição de máscaras de proteção a frequentadores dos parques da Raposa e Jaboti. Paralelo à fiscalização, o prefeito Júnior da Femac frisa que o sucesso do combate ao novo coronavírus vem sendo a colaboração por parte de toda a sociedade. “A Guarda Civil Municipal, fiscalização da prefeitura e vigilância sanitária estão na linha de frente e, juntos com todos os apucaranenses, estamos vencendo essa batalha”, reforça Júnior.
As equipes municipais estão à disposição para prestar toda orientação sobre os decretos municipais pelo telefone 3422-4000. Emergências e denúncias sobre o descumprimento das regras devem ser comunicadas pelo telefone 153, que é o contato 24 horas da Guarda Civil Municipal (GCM). Informações oficiais atualizadas diariamente sobre a doença na cidade podem ser obtidas no Informa Coronavírus, através do site: http://www.apucarana.pr.gov.br/site/coronavirus.