O  Programa Feira Verde, realizado nesta quinta-feira (26/05) no Conjunto Residencial Sumatra, bateu o recorde de material arrecadado e também de número de participantes. O caminhão da Cocap recebeu 1.100 quilos de materiais recicláveis. A terceira edição do programa foi a que teve também a maior adesão de moradores, com 135 famílias atendidas.

Muitas pessoas ficam emocionadas ao receber as sacolas com hortifruti. “Meus filhos sempre pedem por fruta e verdura em casa, mas a gente não tem condições de comprar. Isso era de cortar o coração”, disse, sem conter o choro, Elisabete Diniz Moreno, de 51 anos.

“Eu me sinto muito feliz de poder levar isso para casa hoje, por poder atender o pedido deles. Sinto muita alegria e sou muito agradecida a esse programa da Prefeitura. Vou continuar separando o material e lutando pelo futuro dos meus filhos”, afirma Elisabete, que tem quatro filhos.

O prefeito Junior da Femac acompanhou as atividades e afirma que o programa alia cuidado com o meio ambiente e a valorização da agricultura familiar. “São duas ideias importantes que o programa une, junto com a cidadania. Há a participação livre das pessoas. Ninguém é obrigado a trazer os recicláveis e a população vêm porque quer participar do programa”, frisa Junior da Femac.

Junior da Femac afirma ainda que o “Feira Verde”  beneficia diretamente cerca de 200 agricultores familiares que comercializam os hortifruti para a Prefeitura. “O programa beneficia ainda os mais de 60 cooperados da Cocap, além das centenas de famílias que a cada edição separam os recicláveis e levam para casa frutas, verduras e legumes”, completa Junior da Femac.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gérson Canuto, a cada edição existe uma novidade na relação de hortifruti. “Sempre buscamos colocar  um item especial para ser o diferencial em cada edição. No Solo Sagrado, teve a geleia, no Adriano Correia teve o pão e hoje o item especial foi a pitaia”, cita Canuto, acrescentando que as famílias do Sumatra levaram para casa ainda repolho, abobrinha, abacate, salsinha, cebolinha, tomate, alface, laranja, goiaba e geleia.

O vereador Rodrigo Lievore, idealizador do programa, afirma que o “Feira Verde” começará a aumentar o número de bairros atendidos. “Estive conversando com o prefeito e o programa será acelerado a partir de agora. O Feira Verde vai, pela primeira vez, atender dois bairros na mesma semana. No dia 31, próxima terça, será no Residencial Jaçanã, e no dia 2 de junho, quinta-feira, será no Recanto do Lago”, afirma Lievore.

Em cada edição do programa os moradores levaram papel, papelão e plástico e, em troca, receberam sacolas com hortifruti. De acordo com as regras do programa, a cada quatro quilos de material reciclável a pessoa leva para casa um quilo de alimentos.