A Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) está dando continuidade à erradicação das árvores existentes nos cemitérios de Apucarana. Com o auxílio de um guindaste, dois eucaliptos de grande porte foram abatidos e removidos do Cemitério da Saudade nesta segunda-feira (23/07). O serviço, que atende Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Município e Ministério Público, também visa a renovação da licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Além do guindaste que foi contratado pelo Município, a operação mobilizou a equipe de corte de árvores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Eram eucaliptos que já possuíam galhos secos e estavam oferecendo riscos. O guindaste ficou do lado de fora e os troncos foram içados para evitar que caíssem em cima dos túmulos”, relata Marcos Bueno, diretor-presidente da Aserfa.
De acordo com ele, o Município já erradicou cerca de 150 árvores de diversas espécies em cumprimento ao TAC. “Faltam ainda cerca de quarenta, dentre as quais estão 27 araucárias”, afirma Bueno, acrescentado que o Município já tem a autorização do IAP para o corte dos exemplares de pinheiro paranaense. “Estamos providenciando uma nova licitação para contratação de guindaste e nossa meta é concluir o serviço até o Dia de Finados”, projeta Bueno.
O diretor-presidente da Aserfa lembra que o TAC foi firmado com base na resolução 02/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que estabelece medidas para solucionar potenciais riscos ambientais e sanitários. “Já cumprimos o TAC, em que o Município assumiu o compromisso de tomar providências para minimizar os problemas. Vamos agora erradicar todas as árvores visando a renovação da licença junto ao IAP, uma vez que o órgão não permite árvores de grande porte em cemitérios, perto de túmulos”, salienta Bueno.

Publicações Recomendadas