Apucarana elegeu na noite de quinta-feira (19) a equipe da sociedade local que irá acompanhar a elaboração do Plano de desenvolvimento Sustentável da Metrópole Paraná Norte. O evento, realizado no auditório do CREA-PR, teve a participação de autoridades, lideranças comunitárias, empresários e profissionais liberais.
Trata-se de um projeto do Governo do Estado, com apoio do Banco Mundial, que irá criar um grande corredor de desenvolvimento unificado e sustentável, unificando quinze cidades das regiões metropolitanas de Londrina, Apucarana e Maringá. Neste eixo se incluem Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu.
Ao falar na abertura do evento organizado pelo consórcio Cobrape/Urbitec – empresas que venceram a licitação para elaboração do diagnóstico -, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, enalteceu a proposta do Governo do Paraná em promover este estudo. “Nossa região é rica em desenvolvimento econômico, apesar de ser ainda jovem com apenas 80 anos. Cabe a nós, agentes políticos, planejar e fomentar a união e o crescimento sustentável nesse eixo. Por isso, a importância de abrir a discussão com a sociedade, acerca das ações e metas que serão apontadas nesse diagnóstico”, argumentou Beto Preto.
O prefeito reiterou que sempre defendeu a formatação de uma região única neste eixo Londrina-Apucarana-Maringá. “Isso estava previsto no extinto Metronor e, a partir de agora, espero que deste trabalho possa surgir um planejamento para os próximos trinta anos, alavancando o desenvolvimento da região”, comentou Beto Preto.
O coordenador executivo do plano, Cláudio Marchand Krüger, disse que esta é a primeira reunião oficial do projeto em Apucarana. “Apresentamos aos presentes as principais etapas do diagnóstico, das ações e as metas. E, ao mesmo tempo, elegemos a equipe de Apucarana que irá acompanhar toda elaboração do plano”, explicou Krüger.
Segundo ele o plano contempla três eixos principais: social, econômico e ambiental. “No social, o foco é a melhoria da qualidade de vida de toda a população do eixo, ou seja, das quinze cidades. Na área econômica, o plano buscará unir as cidades em torno de objetivos comuns, romper barreiras e criar soluções eficientes, visando prospectar novos negócios. Com relação aos recursos hídricos será dada a respectiva importância na sua preservação e manutenção”, anunciou o coordenador executivo do plano.
Os membros da equipe de representantes de Apucarana, engajados no plano de desenvolvimento, serão agora qualificados em setores de atuação, de acordo com a qualificação profissional ou área de conhecimento, para acompanhar as discussões e sugerir ações na construção do projeto.
Clique e ouça esta matéria
Cláudio Kruger- coordenador Executivo do Projeto
Beto Preto- prefeito de Apucarana