O prefeito Júnior da Femac recebeu nesta sexta-feira (22/01) o Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Apucarana. O estudo, contratado pela prefeitura em meados do ano passado junto ao Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), apresenta um panorama técnico do grau de maturidade das ações de fomento à inovação na cidade, apontando vocações econômicas, potenciais cientíticos-tecnológicos, prioridades e um plano de ação com metas a curto, médio e longo prazos para estimular estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico e tecnológico, tendo como cenário principal o pós-pandemia.

Os detalhes do mapeamento foram apresentados ao prefeito Júnior da Femac e a membros da Governança do Conecta Apucarana pelo consultor do Sebrae, Tiago Cunha, em encontro realizado no gabinete municipal. “Este estudo que recebemos será uma bússola, trazendo com clareza o que devemos fazer para que a inovação tecnológica esteja cada vez mais enraizada em Apucarana. Não há mais como fugirmos desta realidade e incentivar a inovação é algo que devemos principalmente aos nossos pioneiros, que construíram as bases desta cidade. Vamos agora colocar em prática as diretrizes deste mapeamento, que já definiu o papel de cada agente, metas e prazos, para que possamos avançar de fato, criando ambiente para que as grandes cabeças fiquem em Apucarana e desenvolvam seus negócios aqui, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento”, pontuou o prefeito Júnior da Femac, fazendo menção à qualidade das instituições (UTFPR, Unespar, FAP e Facnopar) e cursos de ensino superior e pós-graduação presentes no município. “Apucarana chega aos 77 anos com uma vida universitária importante. Temos as nossas vocações naturais como o agronegócio, indústrias têxteis, de alimentos, mas temos que estar sempre atentos a esta cena nova, sobretudo criada pelos ambientes tecnológicos”, disse Júnior.

O prefeito afirmou que a administração municipal em breve deve definir o local onde será estruturado um centro municipal de inovação. “Também vamos enviar aos vereadores uma lei destinando recursos para darmos início à operacionalização do Fundo Municipal de Inovação, que será gerido pelo Conselho Municipal de Inovação em consonância com os objetivos do mapeamento e do Conecta Apucarana”, disse Júnior da Femac.

O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello destacou a robustez do material produzido pelo Sebrae e a visão do prefeito. “Temos em mãos um trabalho técnico muito bem elaborado que vai sem dúvidas muito mais do que criar ambientes, vai fazer com que os agentes de inovação prefiram ficar em Apucarana. Tudo isto por que lá atrás, Apucarana contou com a percepção do prefeito Júnior da Femac. Tenho a convicção de que com este mapeamamento Apucarana está preparada para dar um grande salto”, avaliou Faganello, que também integra a governança do Conecta Apucarana.

O consultor do Sebrae, Tiago Cunha salienta que dentro do plano de ação o mapeamento estabelece o fomento a ambientes de inovação, com a criação de Centro de Inovação, implantação de incubadoras e aceleradoras de negócios e estruturação de um Parque Tecnológico, desenvolvimento de mais políticas públicas com criação de legislações e operacionalização do Fundo de Inovação, já existente. “Também devem ser dedicados esforços para programas e ações que estimulem a cultura da inovação desde os primeiros anos escolares, a realização de startups, weekends e eventos similares, bem como o incentivo ao capital para inovação, com criação de um Fundo Privado de Investimentos em negócios empresariais e apoiar o credenciamento de entidades de incentivo à tecnologia da informação em agências de fomento e pesquisa. O prefeito Júnior da Femac é um grande apoiador e entusiasta deste processo e com isso a prefeitura tem dado uma colaboração de forma grandiosa. Certamente a cidade tem muito a ganhar com a aplicação deste mapeamento”, detalhou Cunha.