A comunidade apucaranense está sensibilizada com o desastre climático no Rio Grande do Sul. Toneladas de alimentos, roupas, colchões e itens de higiene pessoal e limpeza já foram arrecadados no município e doados ao povo gaúcho nos últimos dias. As crianças, acompanhando a mobilização dos pais e as notícias na mídia, também se sentem impelidas a ajudar. Nesta semana, os estudantes matriculados nas turmas de 5º ano das 36 escolas municipais de Apucarana escreveram cartas de apoio e incentivo às vítimas das enchentes.

“Nos momentos difíceis, as palavras de apoio e manifestações de carinho nos ajudam a renovar as forças e a esperança. Parabéns aos professores e alunos das nossas escolas pela iniciativa de escreverem as cartinhas. Eu acredito que elas terão um impacto significativo naqueles que as receberem, pois representam um bonito gesto de amor ao próximo,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes frisou que a Educação Socioemocional é um dos pilares do currículo da rede municipal de educação em Apucarana. “Por meio deste projeto, desenvolvido ao longo de todo o ano, nos nossos 24 CMEIS e 36 Escolas, as crianças são convidadas a refletir sobre questões como empatia, compaixão, cooperação e solidariedade. As cartinhas escritas pelos estudantes refletem os resultados positivos desse projeto,” afirmou.

O estudante Antônio Miguel Contatto Dias Danas, da Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo, produziu uma carta comovente. “Eu estou preocupado com o que vejo na TV e no celular, com o que está acontecendo no RS. Eu sei que a situação que vocês estão passando é difícil. Mas não se preocupem. Deus ajudará vocês, pois Ele é bom todo segundo. Toda noite, eu oro e peço por vocês”, escreveu.

Já a estudante Maria Clara da Silva, da mesma escola, falou sobre as iniciativas da população de Apucarana para ajudar as vítimas das enchentes no sul do país. “Eu estou vendo na televisão que aí está chovendo demais e alagando. Mas não se preocupem, vai ficar tudo bem. Deus está com vocês. Para ajudar, nós aqui da cidade estamos fazendo uma doação com muito carinho e amor. Estamos doando roupas, sapatos, brinquedos, comida e muito mais. Nós estamos torcendo por vocês e para que fique tudo bem. Um beijo e um abraço bem forte,” escreveu.

As cartas produzidas pelos estudantes serão encaminhadas ao estado gaúcho por meio da ação Apucarana pelo RS, do projeto Fazendo o Bem Apucarana. Elas foram entregues, na manhã de hoje (22/5), ao voluntário Thiago Henrique Carneiro.