Depois de concluir limpeza de caixas de retenção de água, abaulamento, cascalhamento e compactação, além da limpeza nas laterais de cerca de seis quilômetros da estrada rural do KM 28, localizada na região do distrito de São Domingos, a Prefeitura de Apucarana concentra esforços agora na adequação e cascalhamento da estrada rural para a comunidade Tatuzinho, nas imediações da Vila Rural Nova Ucrânia.
A adequação de um quilômetro já foi concluída pela patrulha municipal e, ainda nesta semana, uma empreiteira contratada deve iniciar o cascalhamento de outros oito quilômetros. “Dezenas de propriedades rurais estão sendo beneficiadas com essas melhorias”, pontua o prefeito Beto Preto (PSD), salientando que na região estão situadas muitas granjas e também grande há produção leiteira. “Temos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais e mantê-las em ordem é um grande compromisso que tenho com nossos agricultores, por isso mantemos um trabalho ininterrupto visando atender a todas as regiões”, assinalou o prefeito.
O secretário Municipal de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, explica a natureza dos trabalhos. “A adequação que realizamos no trecho de um quilômetro consistiu na elevação da estrada. Assim, devem ter fim os problemas causados pela chuva. No tocante ao cascalhamento, era outra necessidade da estrada do Tatuzinho, que agora terá uma melhor trafegabilidade”, comentou Gonçalves. De acordo com ele, o investimento municipal nas duas frentes é de aproximadamente R$130 mil.
Parceria – Além da estrada de acesso a comunidade Tatuzinho, outra frente de trabalho também está atendendo a zona rural nesta semana. “Em parceria com a Prefeitura de Cambira, estamos realizando cascalhamento de cerca de 2,5 quilômetros da Estrada da Jangadinha, na divisa entre os dois municípios”, informou Mauro Toshio Kitano, diretor do Departamento Municipal de Estradas Rurais. Segundo ele, na empreitada as prefeituras atuam com maquinários e operários próprios.