Na Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, os alunos da rede municipal de ensino estão saindo às ruas de Apucarana e conscientizando os motoristas sobre a importância deles respeitarem a sinalização, usarem o capacete e o cinto de segurança, manterem guardados os celulares enquanto dirigem, entre outras questões ligadas à segurança.
As blitzes educativas fazem parte do projeto Educação para o Trânsito, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal de Apucarana. “Desde o início de agosto, membros da nossa corporação estão percorrendo as escolas e conversando com alunos do 4º e do 5º ano sobre os principais cuidados nas vias. Para que as lições ficassem bem lúdicas, nós adaptamos alguns equipamentos como um semáforo luminoso e uma cadeira giratória com cinto acoplado,” explica o comandante da GMA, Alessandro Carletti.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, aponta que a sociedade só terá melhores condutores e pedestres no futuro se as crianças aprenderem desde cedo sobre os comportamentos adequados no trânsito. “Essa conscientização, inclusive, faz parte do currículo do ensino fundamental, por meio dos conteúdos complementares previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação,” diz.
Ela acrescenta ainda que os alunos são potenciais multiplicadores do conhecimento. “Eu tenho duas netas em idade escolar. Sempre que elas andam de carro comigo, fazem questão de fiscalizar se eu estou usando o cinto de segurança, respeitando o semáforo e a faixa de pedestre. As crianças da rede municipal de ensino certamente fazem o mesmo com seus pais, irmãos e avós,” afirma.
A estudante Ana Júlia Carnio Basso, do 4º ano, esteve ontem (19) na blitz organizada pela Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco. “Eu adorei participar dessa atividade, até dei uma multa por falta de cinto e outra porque o capacete estava com a viseira aberta,” descreve.
“Com o projeto Educação para o Trânsito, eu aprendi que devemos respeitar as leis para evitar acidentes e, assim, salvar muitas vidas,” completa a aluna Ana Vitória dos Santos Cunha, matriculada no 4º ano da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.

Publicações Recomendadas