O prefeito Beto Preto autorizou, na tarde de hoje (18), a execução de benfeitorias em mais uma unidade de ensino da rede municipal. A Escola Professor Idalice Moreira Prates, no Parque Bela Vista, vai receber investimentos de R$ 866.678,53, aplicados na reforma de 1.266,97 m2 e na ampliação de 460,72 m2.
De acordo com a diretora do Departamento de Engenharia da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho, “os principais serviços a serem feitos são a adequação do prédio às normas vigentes de acessibilidade e segurança, a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, o remanejamento do setor administrativo e da área de serviços, e a renovação de todas as salas de aula. A quadra de esportes também vai receber melhorias na cobertura, no fechamento frontal e na demarcação do piso.”
Ela acrescenta que haverá ainda a construção de mais quatro salas de aula, novos sanitários para os alunos no bloco 1, e a expansão do banheiro e de uma sala de aula no bloco 2.
A empreiteira Pires Construções e Empreendimentos Ltda., de Apucarana, venceu o processo licitatório e tem prazo de dez dias úteis para começar os trabalhos. “Eu peço celeridade na execução da obra porque queremos causar o menor transtorno possível aos professores e alunos, que estão em período de aula. Os recursos para o pagamento do contrato já estão em caixa,” garantiu o prefeito Beto Preto.
A Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates atende a 233 alunos, matriculados na Pré-Escola, nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. A instituição ainda empresta duas salas para a Ação Pedagógica Descentralizada, desenvolvida pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).
A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, afirma que ter um ambiente seguro e confortável ajuda a manter os alunos motivados. “Não podemos esquecer que o espaço físico também é fonte de aprendizado. Quando a escola é bonita, limpa e bem organizada, as crianças se concentram melhor, absorvem mais os conhecimentos.”
Participaram do ato o vice-prefeito Junior da Femac, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), o engenheiro Paulo Pires, o empresário Aldivino Marques (Val), vereadores, secretários municipais e diversas lideranças comunitárias.
“Na minha visita a Apucarana, eu pude testemunhar o grande trabalho que o prefeito Beto Preto e a secretária Marli Fernandes estão fazendo na área da educação. Em quase seis anos de gestão, eles revolucionaram a estrutura das escolas, implantaram currículo único em toda a rede municipal, e melhoraram a qualidade da merenda oferecida às crianças, com muitos alimentos frescos e saudáveis. A cidade de vocês serve de exemplo para os demais municípios do estado e do país,” afirmou o deputado.