Os diretores e coordenadores das 36 escolas e dos 23 centros infantis (CMEIs) da rede municipal de ensino estiveram reunidos, hoje (4/2), na Associação dos Funcionários Públicos de Apucarana (AFAP). O encontro de gestores marcou a abertura da Semana Pedagógica de 2019, que será desenvolvida até a próxima sexta-feira (8/2) e deve envolver mais de mil professores e funcionários.
“Nesse primeiro encontro, os diretores e coordenadores receberam orientações sobre a programação da própria semana, discutiram o plano de ações para o novo ano letivo e participaram de uma oficina sobre a plataforma Conviva,” detalhou a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Fernandes.
A Plataforma Conviva é um ambiente virtual, criado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com outros doze institutos e fundações, que visa apoiar a gestão das Secretarias Municipais de Educação. Além dos diretores e coordenadores apucaranenses, representantes de Jandaia do Sul, Faxinal e Mauá da Serra participaram da oficina, que foi ministrada pela articuladora Amanda Teodorovicz.
O prefeito em exercício Junior da Femac acompanhou o inicio dos trabalhos na AFAP. “Os nossos diretores, coordenadores e professores carregam nos ombros uma responsabilidade muito grande, que é cuidar da construção do conhecimento de 12 mil crianças. Graças a essa equipe dedicada, Apucarana ostenta atualmente a melhor educação do Paraná, com nota 7,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e uma merenda escolar premiada,” afirmou.
O ponto alto da Semana Pedagógica acontece amanhã (5/2), no Clube de Campo Água Azul, quando os educadores da rede municipal devem assistir à palestra ‘Formação de professores e humanização: novas relações éticas e políticas na escola que acolhe’, que será ministrada pelo doutor em Filosofia e Educação, Cesar Nunes.
Já na quarta-feira (6/2), a formação continuada alcançará os secretários escolares, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Eles participarão de uma conferência, no Cine Teatro Fênix, com a coach educacional e MBA em Gestão das Organizações de Ensino, Laiz de Sousa Beerends.
A palestra motivacional ‘Cuidando do educador: competências sociais e emocionais’, com Fabiano Brum, fecha a programação na sexta-feira (8/2).
O início das aulas na rede municipal apucaranense está agendado para a próxima terça-feira (12/2) nos CMEIs e quinta-feira (14/2) nas escolas.
Clique e ouça esta matéria
Marli Fernandes- secretária de Educação
Júnior da Femac- prefeito em exercício