Com apoio da Prefeitura de Apucarana, os escritórios regionais da Emater e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) do Governo do Paraná promoveram nesta quinta-feira (21/10), nas dependências do Sebrae, o 26º Encontro da Mulher do Campo. Com o tema central “Mulheres e Agroecologia: Protagonistas para um Paraná mais orgânico”, o evento foi aberto pelo prefeito Júnior da Femac e reuniu cerca de 100 mulheres dos municípios abrangidos pelas regionais.
A oportunidade aberta aos produtores agrofamiliares pela regulamentação da Lei Estadual 16.751/10, assinada em setembro pelo governador Ratinho Júnior, que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná, foi um dos temas centrais do encontro.
Em linhas gerais, a legislação obriga a inclusão gradual de alimentos orgânicos na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030, transformando o Paraná no primeiro estado a ter 100% da merenda orgânica. “Apucarana, através da gestão Beto Preto, já segue este caminho. Hoje, cerca de 76% de tudo que compramos para a alimentação escolar provém da agricultura familiar, em especial do Programa Terra Forte, e esta lei estadual abre oportunidades sem limites para nossos agricultores familiares, que devem se preparar”, assinalou o prefeito Júnior da Femac.
Em Apucarana são 40 mil refeições por dia. “Imaginemos agora em nível regional, estadual, as inúmeras possibilidades de geração de renda às nossas famílias rurais. Contudo, se essa obrigação de 100% da merenda fosse pra hoje, não haveria tanto produto para atender, o governo precisaria comprar de fora. E não é isso que se deseja. Queremos que o dinheiro fique por aqui, fortalecendo a economia municipal, regional e estadual”, pontuo o prefeito Júnior da Femac.
Segundo ele, a atuação da mulher do campo é peça chave para a expansão da agroecologia. “O mundo tem mudado bastante. Através da ciência e da tecnologia, novas conclusões são apresentadas todos os dias, em todas as áreas. Hoje, sabe-se, por exemplo, a importância de uma alimentação saudável, cenário em que o produto orgânico tem ganhado cada vez mais força. A mulher tem essa sensibilidade de entender o novo, tem papel fundamental na organização da propriedade rural, e com certeza vai saber conduzir este processo de transição com muita competência, preparando-se para vender ao poder público”, disse Júnior da Femac. “Além de atender a grande demanda aberta pela legislação estadual, as propriedades poderão atender ainda ao mercado final”, considera Júnior. “O consumidor em geral está cada vez mais em busca de frutas, verduras e legumes de origem orgânica”, reforçou o prefeito.
A programação do evento contou com palestra sobre o processo de certificação orgânica, informações sobre linhas de crédito do Banco do Brasil e ainda com relação à certificação subsidiada do Sebrae.
Entre as autoridades presentes estiveram o coordenador da regional da Emater, Geraldo Maroneze, a assistente social da Emater, Rafaela Cristina Bernardo, a presidente do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Tatiana Marin, a consultora do Sebrae Apucarana, Beatriz Poletto, e os secretários municipais José Luiz Porto (Agricultura) e Denise Canesin (Mulher e Assuntos da Família).
Além da Prefeitura de Apucarana, apoiaram o evento o Banco do Brasil, o Sebrae, o Sindicato Rural Patronal de Apucarana, a Simex Máquinas Agrícolas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana.