Ao lado do secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, o prefeito Júnior da Femac participa nesta sexta-feira (22/10), a partir das 14 horas, no auditório do Senac Apucarana, da Conferência Regional do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte.
Uma das ações do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, financiado pelo Banco Mundial, a elaboração do plano integrado de desenvolvimento regional teve a consultoria das empresas Cobrape e Urbtec, compreendendo 15 municípios da região Norte: Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.
Segundo informa o superintendente de Segurança, Trânsito e Transporte do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e coordenador local do plano, Carlos Mendes, no evento desta sexta-feira será apresentado o resultado final dos trabalhos. “Juntos, os municípios alvos do plano concentram 15% da população e quase 14% do PIB do Estado. Urbanisticamente falando, é uma região com visão de metrópole. Por isso esforços empreendidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e do Consórcio Cobrape-Urbtec, visando identificar as oportunidades e desafios para o desenvolvimento de ações e diretrizes para atração de novos investimentos e desenvolvimento da região de forma distribuída e equânime”, assinala Mendes.
Ao todo foram 19 meses de elaboração do plano. “Mais de 20 reuniões técnicas, 21 oficinas participativas e 4 audiências públicas que reuniram mais de 700 pessoas – representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos federais, estaduais e municipais”, informa o coordenador local. De acordo com ele, um trabalho baseado no diálogo, na voz e participação do cidadão, seguindo o interesse dos municípios e do segmento social e econômico.
No período de construção do Plano da Metrópole Paraná Norte, foi realizada uma ampla pesquisa e diagnóstico da região, fundamentada em quatro eixos de estudos: Socioterritorial, Meio Ambiente, Infraestrutura, Economia e Institucional, que culminaram na construção de cenários e visão de futuro para a Metrópole Paraná Norte até 2035. O Plano de Ação e todos os relatórios elaborados sobre a região estão disponíveis no site: www.metropoleprnorte.com.br.