O prefeito Beto Preto autorizou, nos últimos sete dias, reformas nas Escolas Municipais Mateus Leme, Presidente Médici e CMEI Cosap. Ainda, na quarta-feira (17), fez a entrega oficial dos brinquedos pedagógicos comprados para as 60 unidades de ensino da Rede. Com as reformas cujas ordens de serviço foram assinadas nesta-sexta (19), o montante de investimentos soma R$ 2 milhões.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Educação, autorizou o início das obras na extinta creche do Ceprhusb. O prédio vai abrigar um Centro Municipal de Educação Infantil. Também foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Presidente Médici.
No futuro CMEI da Vila Apucaraninha, o projeto de engenharia prevê a reforma de 536,29 m2. “O prédio será totalmente adequado às normas vigentes de segurança, prevenção de incêndios, higiene e acessibilidade”, disse a secretária de Educação, professora Marli Fernandes. Ela relembrou as conquistas da gestão. “Até o final do ano passado, 40 unidades da Rede Municipal de Ensino já haviam sido reformadas ou ampliadas. Agora em 2107, estamos com duas obras em andamento, nas quadras das escolas Fernando José Acosta e José Brasil Camargo, além destas três anunciadas nos últimos dias. Até o final do ano, mais sete escolas começam a ser reformadas. Com isso, todas as escolas que tinham problemas mais difíceis terão sido atendidas”, ressaltou.
O prefeito Beto Preto salientou as melhorias que vêm sendo implantadas em toda a Rede. “Quando assumimos em 2013, nenhuma escola tinha laudo do Corpo de Bombeiros. As reformas estão resolvendo os problemas que nossas escolas apresentavam e, até o final de nosso mandato, teremos resolvido essas questões em todas as unidades de ensino. E lembro também que temos mais quatro construções em andamento.”
Ele acrescentou que o CMEI vai oferecer em torno de 140 vagas, reduzindo a demanda na região. “Depois que essa obra for concluída, começaremos a reforma do CMEI Serafim Colombo, na Vila Regina. A capacidade do Serafim Colombo deve ser dobrada, passando de 70 para 140 vagas. A região, portanto, vai ganhar 280 vagas na educação infantil”, disse o prefeito.
Estiveram presentes à cerimônia de assinatura das ordens de serviço o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli, os vereadores Lucas Leugi, Rodolpho Mota e Antônio Carlos Sidrin, além do assessor de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato. O representante da empresa vencedora da licitação, engenheiro Leonardo Schneider, ficou impressionado com a administração pública em Apucarana. “Chegamos hoje de manhã na cidade, estivemos com os fiscais de contrato, com o pessoal do Departamento de Engenharia, e eu e meu sócio ficamos admirados. Temos bagagem na construção de obras públicas e posso dizer, com segurança, que a seriedade com que vocês conduzem a administração é algo raro”, disse.  O engenheiro assumiu o compromisso de entregar o quanto antes as obras, para que a comunidade possa se beneficiar.
Os principais serviços são a reforma de cozinha, lavanderia, despensa e sanitários; adequações para 2 berçários com solarium, lactário e higienização; revisão das instalações elétricas e hidráulicas; substituição das telhas da cobertura; instalação de forro em PVC; troca do revestimento cerâmico; construção do portal de entrada; e pintura do prédio. O investimento é de R$ 453.434,19.
Escola Presidente Médici
A Escola Municipal Presidente Médici começou a funcionar em 1973. O prédio antigo demanda melhorias para abrigar com conforto os 200 alunos matriculados.
O projeto de engenharia prevê a reforma de 939,05 m2 e a construção de outros 209,48 m2.  Os principais serviços são a ampliação de refeitório, cozinha, despensa e lavanderia; adequação do setor administrativo; reforma dos sanitários; revisão das instalações elétricas e hidráulicas; troca do forro; troca dos tacos de madeira por revestimento cerâmico; construção do portal de entrada; execução de cobertura em policarbonato no acesso principal; e pintura do prédio.
Com as adequações, a Escola Municipal Presidente Médici ganhará mais duas salas de aula. A quadra coberta também será reformada, com a troca de telhas quebradas, proteção das bases da estrutura metálica e pintura do piso. O investimento é da ordem de R$ 647.313,14.
Mais investimentos
Na próxima segunda-feira (22), o prefeito Beto Preto ainda assinará a ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco.