O Programa de Economia Solidária, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), expôs o trabalho que realiza em Apucarana em uma reunião do grupo gestor do Território do Vale do Ivaí – que reúne 27 municípios da região –, com o objetivo de que a iniciativa exitosa possa ser replicada em outras cidades. O encontro foi realizado no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na manhã desta sexta-feira (21/2).
A secretária da Mulher, Denise Canesin, representando o prefeito Júnior da Femac, e a superintendente da secretaria, Bete Berton, discorreram sobre o percurso do programa, desde seu início até os dias atuais, quando cerca de mil mulheres, capacitadas na perspectiva da economia solidária, integram a rede.
“Desenvolvemos um trabalho de formiguinha, um passo depois do outro. Quando começamos, no final de 2013, fomos aos poucos levando mulheres às reuniões nos bairros. Hoje estamos transformando talentos em empreendimentos econômico-solidários. Temos 13 pontos de comercialização, o Espaço Mulher, o Espaço Empreender, que em breve vai abrigar uma escola de empreendedorismo social, uma escola de negócios”, disse Bete aos presentes.
A secretária Denise destacou a disposição da Semaf em compartilhar o conhecimento adquirido, nos sete anos do programa, com outros municípios. “Fomos à Cambira e à Guarapuava capacitar mulheres na economia solidária, e recebemos comitivas de outras cidades interessadas em conhecer de perto nosso trabalho. É um grande prazer para nós constatar que o que fazemos aqui pode inspirar outros gestores”, afirmou. “Nada disso seria possível, porém, sem o apoio irrestrito da Prefeitura”, destacou.
A superintendente respondeu várias perguntas dos participantes, secretários municipais de Agricultura e de Assistência Social, em sua maioria, e se colocou à disposição para auxiliá-los no desenvolvimento de programas semelhantes. A professora de Empreendedorismo e Gestão de Pessoas da UTFPR Márcia Alves salientou a importância da difusão do conhecimento prático acumulado pelo programa de Apucarana. “Nosso objetivo em sugerir a economia solidária nesta reunião foi exatamente disseminar e compartilhar a experiência vitoriosa de Apucarana com os demais municípios do Território”, explicou.
Cristovon Ripon, coordenador da mesorregião noroeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR, antiga Emater), disse que o grupo de trabalho é um fórum permanente “para discutir proposições, ideias e pautas que atendam às demandas da sociedade em relação ao desenvolvimento rural sustentável”. Para ele, o encontro mostrou um exemplo de política pública que dinamiza a economia local.