Tornar-se referência regional significa inspirar municípios vizinhos pelas ideias e conceitos, e servir de exemplo pelas práticas bem sucedidas de implantação e estabelecimento das ações propostas. É o que o Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, vem fazendo de modo sólido e constante. Depois de cooperar com Cambira na capacitação da primeira turma de empreendedoras econômico-solidárias, a coordenadora do projeto, Bete Berton, esteve em Guarapuava na última semana, onde capacitou 44 pessoas.
O curso foi realizado nos dias 17 e 18 de julho, em período integral, no auditório da secretaria de Agricultura de Guarapuava, promovido pela secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município, cuja secretária é Priscila Schran de Lima. A coordenadora de cursos profissionalizantes e autonomia econômica da secretaria da Mulher, Vanderléia Chizini, definiu o curso ministrado por Bete Berton no município como “um divisor de águas”. Segundo ela, os projetos estimulados pela secretaria, antes isolados e independentes, agora são reunidos sob os pilares da economia solidária e vão se somar aos empreendimentos econômico-solidários nascidos durante o primeiro curso de capacitação da cidade.
Na cerimônia de entrega de certificados de conclusão, o vice-prefeito da cidade, Itacir Vezzaro, surpreendeu a todos com um presente de formatura. Ele vai trazer as 44 concluíntes para conhecer Apucarana na primeira semana de setembro, numa excursão de dois dias. Na oportunidade, elas visitarão os espaços de comercialização dos empreendimentos econômico-solidários e poderão conhecer um pouco mais do funcionamento do projeto na cidade, estimulando a “troca de saberes” entre as empreendedoras, um dos conceitos importantes à economia solidária.
Ao fim do curso, a coordenadora de Guarapuava Vanderléia Chizini visitou Apucarana. Ela passou a sexta-feira (19/7) conhecendo as instalações do Centro de Oficinas da Mulher, do Centro de Atendimento à Mulher e do Comitê Gestor da secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Ela visitou nove pontos de comercialização dos empreendimentos econômico-solidários na cidade. “Foi uma visita muito enriquecedora, especialmente no momento em que estamos dando início ao processo da economia solidária em Guarapuava. Apucarana é uma cidade muito acolhedora”, disse. A coordenadora da Economia Solidária em Cambira, Valdinéia Avíncola, acompanhou a visita.
Apoio integral A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, destacou o papel da Prefeitura no crescimento do projeto. “Temos que agradecer ao prefeito Júnior da Femac e à gestão Beto Preto, que sempre deram apoio integral ao projeto e fizeram dele uma prioridade entre as políticas públicas municipais”, disse. A superintendente da secretaria da Mulher e coordenadora do projeto Bete Berton reforçou a responsabilidade de participar de cursos em outros municípios. “Nosso projeto chega ao quinto ano vendo a rede de mulheres solidárias se expandir para além das fronteiras do município. Isso nos confere uma grande responsabilidade e nos dá muito orgulho do trabalho que realizamos em nossa cidade”, concluiu.
Referência Implantado há cinco anos, o Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Prefeitura de Apucarana, já capacitou 859 mulheres, que integram a Rede de Mulheres Solidárias. Existem, na cidade, dez pontos de comercialização dos empreendimentos econômico-solidários, com produtos na área da gastronomia, artesanato, confecção e saboaria, entre outros. Recentemente, a economia solidária ganhou o Espaço Empreender, situado nas instalações do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na esquina das ruas Byngton e Péricles, na Vila Nova, onde funcionará um centro de treinamentos e oficinas.