Mais uma importante entidade estadual oficializou nesta semana posição contrária à proposta de implantação de uma praça de pedágio na BR-376 entre Apucarana e Califórnia. Em passagem pelo escritório regional de Apucarana, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI-PR), Luiz Celso Castegnaro, reportou a posição do conselho ao prefeito Júnior da Femac. “Uma nova praça no Vale do Ivaí, especialmente no local sugerido pelo estudo contratado pelo Ministério da Infraestrutura, será muito prejudicial a toda economia e também à classe de corretores de imóveis. O CRECI-PR está unido a Apucarana e aos demais municípios da região na luta contra este novo pedágio”, disse Castegnaro.

Ainda na avaliação do presidente do CRECI-PR, além da população e dos setores produtivos, uma nova barreira pedagiada na rodovia geraria prejuízos incalculáveis ao setor imobiliário. “Apucarana é cidade-polo e tem vivenciado importante expansão residencial e industrial. Além de novos empreendimentos chegando a todo momento, muitas famílias da região possuem imóveis na cidade como investimento ou para atender as necessidades de filhos que estudam em Apucarana e um novo pedágio colocaria uma trava significativa nesta dinâmica econômica”, alertou Luiz Celso Castegnaro.

O prefeito Júnior da Femac assinala que o apoio do conselho estadual de corretores de imóveis ratifica a inviabilidade da proposta que consta no plano de nova concessão de rodovias paranaenses, com licitação prevista para acontecer a partir de dezembro deste ano. “A palavra é de agradecimento ao presidente Castegnaro. Para o Vale do Ivaí é uma honra ter o apoio de uma entidade tão importante e respeitada no Paraná. O posicionamento do CRECI-PR com certeza traz grande peso e ratifica o que já temos alertado e lutado desde o início, de que não é cabível uma nova praça de pedágio em nossa região”, afirmou o prefeito de Apucarana.

Júnior lembra que além da população e lideranças de todas as 26 cidades do Vale do Ivaí, a luta contra a proposta conta com apoio de sindicatos, conselhos e associações de âmbito estadual de diversos setores econômicos. “A exemplo da manifestação do CRECI-PR, no início da semana recebemos também o apoio oficial da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR) que, através do presidente Coronel Sérgio Malucelli, declarou publicamente apoio irrestrito da entidade na luta contra a implantação de uma nova praça de pedágio no trecho Apucarana – Mauá da Serra”, relata o prefeito Júnior da Femac Na visão da entidade, lembra Júnior, “trata-se de uma medida que vai onerar a população ao invés de agregar à economia local”.

Lote 3 – Na proposta de nova concessão, as obras para a região de Apucarana estão no Lote 3 e, além da implantação da nova praça de pedágio entre a cidade de Califórnia, prevê a execução do Contorno Leste da cidade e a duplicação da PR-170 (Contorno Norte). Também está prevista a duplicação dos 56 quilômetros da BR-376 – que ficaram para trás – na ligação entre Apucarana-Ponta Grossa.

“Entre Apucarana e Mauá da Serra existe um trânsito praticamente local onde é comum uma pessoa morar em uma cidade e estudar ou trabalhar em outra. Não por acaso, mas porque assim foi pensado pela Companha de Terras Norte do Paraná há quase 100 anos, justamente para ter essa sinergia e integração entre as cidades, o que vem acontecendo muito bem e é isso que deixa o Norte do Paraná forte. Apucarana e o Vale do Ivaí fortes. A nova concessão prevê um contrato de 30 anos e estamos unidos para impedir que uma porteira seja colocada no nosso caminho por todo este tempo, travando o desenvolvimento de toda região”, concluiu o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.