Na noite desta quarta-feira (21), foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-Pr), regional de Apucarana o Fórum de Acessibilidade, promovido pela entidade em parceria com a Prefeitura de Apucarana, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana e Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana. O evento contou com a presença de autoridades, conselheiros e inspetores do Crea-PR, profissionais do sistema confea/creas, administradores públicos,  estudantes, agentes públicos e representantes da sociedade em geral.
O evento é realizando anualmente, e geralmente acontecia na capital do estado de forma centralizada. Para este ano o planejamento prevê a realização de 35 fóruns de acessibilidade nas principais cidades do estado,  visando atender as demandas e discussões de diversas regiões.
De acordo com o presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, o engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, “a realização e participação nesses eventos é muito importante para que haja um entendimento das leis que determinam a acessibilidade e para uma ação efetiva por todos os envolvidos na área, fazendo com que a sociedade evolua em termos de inclusão”, diz.
Para Yamawaki, a legislação federal tem avançado nos últimos anos no que se refere ao assunto. “Agora é o momento de criar as políticas públicas municipais e definir setores para atender essa legislação em âmbito estadual e municipal. Os fóruns são uma oportunidade dos municípios mostrarem as boas práticas detectadas durante os últimos anos e entender os desafios regionais a busca de soluções adequadas deve ser constante   para que num futuro próximo tenhamos o estado inteiro atendendo essa grande demanda de acessibilidade que existe atualmente”, afirmou.
O vice-prefeito Junior da Femac participou do fórum e destacou a importância do evento. “Precisamos dar respostas positivas, com ações que melhorem a mobilidade e, consequentemente, a vida de inúmeras pessoas que tem dificuldades de locomoção”, disse. Junior citou projetos de readequação de escolas municipais, cmeis, praças e novos passeios que a prefeitura já vem realizando, além da implantação de 970 rampas de acessibilidade em toda cidade, se tornando um dos maiores projetos da modalidade no estado.
No evento aconteceram palestras com o Secretario Municipal de Obras, Engº. Civil Herivelto Moreno, com o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), Paulo Antonio da Silva e, finalizando com o representante da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, também foi aberto para um debate no final.